TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO - A perspectiva da liberdade

Por:   •  31/3/2016  •  Resenha  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

ESCOLA DE ENGENHARIA

Pensamento Político e Social

                     

FICHAMENTO

DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE – CAP.01

 

Joilson Oliveira da Silva

Salvador, 2016

Joilson Oliveira da Silva – Matricula: 000908100

Atividade com requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Pensamento Político e Social, do turno noturno, do curso de Engenharia Civil, dirigido pelo professor Álvaro Pinto.

Salvador, 2016

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Cap. 1, “A perspectiva da liberdade”, p.27-50.

A PERSPECTIVA DA LIBERDADE

Amartya Sen, discute a ideia de desenvolvimento ligado a expansão das capacidades dos indivíduos, isto é, as pessoas podem melhorar de forma satisfatória a sua realidade social a partir do aumento no índice de liberdade que cada homem e mulher ira deter, através das escolhas oportunas que estas possam fazer.

No capitulo, o autor coloca em evidência os artifícios que possibilitam as escolhas e ações dos indivíduos, bem como as oportunidades detidas pelos sujeitos. As perspectivas de liberdade levam em consideração as realidades sociais e pessoais de cada pessoa.

As capacidades de ação e escolhas das pessoas podem ser acrescidas por políticas públicas, mas os rumos que estas políticas vão tomar devem ser ministradas através do poder de participação da população, com foco nas questões de cidadania.

Outro ponto relevante, está relacionado com impedimentos econômicos e de capacidades. O autor dirige a atenção para os fins que tornam o desenvolvimento importantes, em vez de se limitar a alguns meios que inter-relacionados, desempenham um papel relevante no processo. Desta forma o desenvolvimento requer a remoção das principais formas de privação da liberdade, tais como a pobreza e tirania, negligência ou interferências de estados repressivos e a carência de oportunidades econômicas.

        Dentro destas perspectivas, podemos concluir, que o desenvolvimento como liberdade alcançarão resultados, quando houver definitivamente um combate eficiente e eficaz às desigualdades sociais, a pobreza e a miséria.


“Se temos razões para querer mais riquezas, precisamos indagar: quais são exatamente essas razões, como elas funcionam ou de que dependem, e que coisas podemos “fazer” com mais riqueza?” (Pág. 28)

“A utilidade da riqueza está nas coisas que ela nos permite fazer – as liberdades substantivas que ela nos ajuda a obter.” (Pág. 28)

“...a um número enorme de pessoas em diversos países do mundo são sistematicamente negados a liberdade politica e os direitos civis básicos.” (Pág. 29)

“A privação da liberdade pode surgir em razão de processos inadequados (como violação do direito  ao voto ou de outros direitos políticos ou civis.” (Pág. 31)

“A privação de capacidades elementares pode refletir-se em morte prematura, subnutrição significativa (especialmente de crianças), morbidez persistente, analfabetismo muito disseminado e outras deficiências.” (Pág. 35)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com