TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILME APOCALYPTO

Artigo: FILME APOCALYPTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  1.341 Visualizações

Página 1 de 5

Exercícios sobre os Povos Andinos

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre os Povos Andinos e veja a resolução comentada.

• Questão 1

(UFU-MG)

“A terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá. Será o tempo da dor, das lágrimas e da miséria. É o que está por vir” – PROFECIA MAIA

São formas de dominação, impostas pelos conquistadores espanhóis na América, que mostram o cumprimento da profecia maia, exceto:

a) A espada, significando a superioridade bélica dos espanhóis.

b) A cruz, associando o trabalho de catequese da Igreja à dominação.

c) A fome, como consequência da mudança das relações de trabalho.

d) A epidemias, transmitidas pelos europeus aos indígenas.

e) A indolência, que levava os indígenas a se recusarem a trabalhar.

• Questão 2

“Nosso mundo acaba de descobrir um outro, não menos povoado e organizado que o nosso [...] Os que o subjugaram [...] usavam coletes de uma pele luminosa e dura e armas cortantes e resplandecentes para quem, pelo milagre da luz de um espelho ou de uma faca, iam trocando uma grande riqueza em ouro e perolas [...]. Quantas cidades arrasadas, quantas nações exterminadas, quantos milhões de povos passados a fio de espada [...]: vitórias mecânicas.” – Montaigne, escritor do século XVI, referindo-se aos colonizadores espanhóis na América.

a) Como Montaigne explica a conquista da América?

b) Em que consiste, para Montaigne, a superioridade europeia sobre os povos conquistados. Explique.

• Questão 3

(FGV-SP)

“A língua deste gentio, toda pela Costa, é uma: carece de três letras – não se acha nela F, nem L, nem R, cousa digna de espanto por que assim não têm fé, nem lei, nem rei; e desta maneira vivem sem justiça e desordenadamente” – Pero de Magalhães Gandavo, século XVI.

A partir do trecho dado podemos afirmar tratar-se de um texto que:

a) subestima a cultura indígena.

b) respeita as especificidades das diferentes culturas.

c) está isento de valores.

d) é de forte caráter relativista.

e) vê como completas as sociedades indígenas.

ver resposta

• Questão 4

(Vunesp)

“Vi também as coisas que trouxeram ao rei, do novo país do ouro: um sol todo em ouro medindo uma toesa de largura; do mesmo modo, uma lua toda de prata e igualmente grande; também dois gabinetes repletos de armaduras idênticas e toda sorte de armas por eles usadas, escudos, bombardas, armas de defesa espantosas, vestimentas curiosas (...).” (Albert Dürer, pintor alemão, 1471-1528.)

“As pessoas (...) tanto homens quanto mulheres, andam nuas assim como suas mães as pariram, exceto algumas das mulheres que cobrem suas partes com uma única folha de grama ou tira de algodão (...). Eles não possuem armas, exceto varas de cana cortadas

(...), e tem receio de usá-las (...); são tratáveis e generosos com o que possuem (...). Entregavam o que quer que possuíam, jamais recusando qualquer coisa que lhes fosse pedida (...).” (Trecho da Carta de Cristóvão Colombo, de 15 de fevereiro de 1493.)

Os textos referem-se aos habitantes da América na época dos descobrimentos.

a) Dê dois exemplos de grupos indígenas que podem ser identificados com os textos.

b) Por que os dois relatos são diferentes?

ver resposta

• Questão 5

(UFU – MG )

"(...) Assim, não pense ninguém que foram tirados o poder, os bens e a liberdade (dos indígenas): e sim que Deus lhes concedeu a graça de pertencerem aos espanhóis, que os tornaram cristãos e que os trata e os consideram exatamente como digo. (...) Ensinaram-lhes o uso do ferro e da candeia (...) Deram-lhes moedas para que saibam o que compram e o que vendem, o que devem e possuem. Ensinaram-lhes latim e ciências, que valem mais do que toda a prata e todo o ouro que eles tomaram. Porque,

com conhecimentos, são verdadeiramente homens, e da prata nem todos tiravam muito proveito. (...)" (GÓMARA, Francisco López de. "Historia General de las India". Coletânea de Documentos para a História da América. São Paulo: CENP, 1978)

O texto acima expressa uma forma de se ver a conquista e a colonização da América pelos espanhóis. A partir da análise do texto e de seus conhecimentos sobre esse processo histórico

a) Faça um comentário sobre a visão antropocêntrica do autor, destacando a forma como os valores culturais de espanhóis e indígenas são tratados no texto.

b) Identifique e caracterize uma das três principais sociedades indígenas conquistadas pelos espanhóis, mostrando como viviam e se organizavam social e politicamente no período imediatamente anterior à conquista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com