TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme A Descoberta Do Paraíso

Trabalho Universitário: Filme A Descoberta Do Paraíso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  1.139 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO DO FILME: 1492 - A CONQUISTA DO PARAÍSO (1492: Conquest of Paradise, ESP/FRA/ING 1992)

DIREÇÃO: Ridley Scott

ELENCO: Gérard Depardieu, Sigourney Weaver, Armand Assante, Ângela Molina, Fernando Rey, Tcheky Kario,

DURAÇÃO: 150 min

PRODUTORA: Vídeo Arte.

1942-A conquista do paraíso, é um filme que retrata de forma fantástica a jornada de Cristovão Colombo descobrindo uma nova rota para chegar às índias que resultou na descoberta da ilha de Ganani (atual São Salvador), um filme dirigido por Ridley Scott, o filme trata das duas primeiras aventuras de Colombo, e na inocência do novo mundo sendo destruída pelas maldades do “velho mundo”.

O filme começa com Colombo sem apoio financeiro de Portugal, a maior potência da época, dirigiu-se à Espanha e associou-se aos irmãos Pinzon, recebendo ainda uma ajuda dos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Colombo embarcou com a sua tripulação para a empreitada fantástica ao novo mundo, passando por diversos problemas com a tripulação, num momento de desesperança Colombo avista terra firme. A descoberta do novo mundo trouxe esperanças para Colombo, tanto nas questões materiais, quanto na ideologia de criar uma sociedade perfeita, logo no começo na ilha de Guanani havia respeito entre as duas culturas, Colombo ordenou que a sua tripulação respeitasse os costumes daquela sociedade e que não usassem de violência.

Voltando para Espanha, para mostrar a rainha algumas coisas do novo mundo trouxe consigo um índio que aprendeu a falar a língua de Colombo e uma máscara em ouro, também encontrou grande parte dos espanhóis interessados em embarcar junto com ele, devido aos títulos que seriam impostos aos homens escolhidos para explorar o novo mundo. Colombo embarcou com a sua nova tripulação e junto com eles venho um homem chamado Moxica que foi responsável pelos grandes confusões entre os índios e o homem branco, ele representa muito bem os interesses da classe nobre, infestada por princípios políticos criados para atenderem a seus interesses: a dominação e a busca constante por riqueza. Daí em diante é travada uma batalha sangrenta, onde resulta a morte de diversos índios e espanhóis. Também retratando a historia de um índio que tinha adquirido os costumes espanhóis, mas ao longo do filme volta as suas origens indígenas.

Durante o filme pode se perceber uma forte influencia etnocêntrica, desde o momento em que Colombo chegou à ilha, embora tenha sido uma forma mais leve de etnocentrismo sem causar danos mais sérios, pois Colombo queria que o índio traduzisse o que os outros nativos da ilha falavam, mas não se preocupava em entender a língua deles, mas no decorrer do filme o índio volta para as suas origens. Outro ponto de forte etnocentrismo é quando Moxica chama os índios de “macacos” e tende a ver eles como seres inferiores, selvagens, animais e isso retrata um etnocentrismo numa forma mais perigosa e violenta, que geralmente causa sérios danos, e foi o que aconteceu, tal atitude desencadeou revoltas. Um filme marcado por guerras culturais entre diferentes etnias, crenças e valores, a Espanha não aceitava o deus dos índios, e tinha a sua cultura como inferior, seres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com