TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Desmundo

Trabalho Universitário: Filme Desmundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  1.501 Visualizações

Página 1 de 3

1) O filme retrata bem a religião católica.

2) A linguagem do filme é um português quinhentista, que é um português antigo misturado um pouco com o espanhol.

3) As mulheres brancas era muito desejadas pelos homens, mas não era nada respeitada por eles, e eram obrigadas a se casar com eles a serviço do Nosso Senhor, apartado dos pecados, se não casassem sofreriam castigos violentos. Elas eram levadas para um lugar onde eram oferecidas a seus pretendentes por um intermediário, o padre, que escolhia uma mulher ao homem.

4) Os portugueses se deslocavam para o Brasil porque tinham a intenção de explorar ao máximo o “Novo Mundo”, e queriam dominar o território.Os principais viajantes do período foram os portugueses e os religiosos enviados ao Brasil para catequizar os índios.

5) Os gentios (não judeus) tinham que doar alguns de seus índios para os jesuítas, pois assim eles aprenderiam a religião católica e ensinariam também aos seus familiares, para aumentar a quantidade de católicos. Se algum homem negasse doar algum de seus índios iriam ser mal vistos pela aldeia iriam ter que “pagar” seus pecados.

6) Oribela: Ela era órfã muito religiosa e sensível e tinha seus pensamentos convictos.

Francisco De Alburquerque: Um homem muito autoritário, bruto e também dono de engenho.

Ximeno Dias: Um jesuíta que se transformou em católico. Um homem gentil e generoso.

Mãe do Francisco: Uma mulher igual ao seu filho que fazia ameaças a Oribela, era autoritára e muito esperta.

7) O filme se passa no Brasil, a Terra de Santa Cruz, como era chamada antigamente, no ano de 1570 na colonização do Brasil.

8) Observamos que moravam em casas simples feitas de palha e bambu em aldeias onde os colonizadores faziam os índios de escravos. As condições de higiene eram as mais precárias possíveis. As mulheres serviam para a reprodução, trabalhos domésticos e para cuidar dos filhos que quando atingiam uma certa idade eram catequisados pelos jesuítas. E os homens trabalhavam e viajavam em busca de terras e riquezas.

9)As trocas, intercâmbios e as especiarias já eram feitas através das moedas.

10) O deslocamento eram feitos por mulas, cavalos, charretes e barcos.

11) O filma “Desmundo” narra a história de uma jovem portuguesa, órfã, juntamente com outras, que foram compradas por colonizadores, e enviadas para o Brasil colonial do século XVI, em 1555, com o objetivo de tornarem esposas dos colonos cristãos que habitavam a colônia.

Oribela, que representa as primeiras mulheres enviadas ao Brasil no início da colonização, é uma das órfãs religiosa e devota que sofre sendo obrigada a casar-se com Francisco Dias, um homem grosseiro, que a violenta na sua primeira relação sexual, além de ser capturada, torturada fisicamente e acorrentada por fugir “desobedecendo” as ordens do marido.

A partir de temas que marcam o enredo, tornando-o verdade em sua essência a formação do povo brasileiro, o papel da mulher no século XVI, a família regida pelo sistema patriarcal, a escravidão de índios tratados como selvagens, a igreja representada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com