TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Trabalho Escolar: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  6.167 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE FILOSOFIA

1. Qual o objetivo de São Tomás de Aquino ao formular “As cinco vias da prova da existência de Deus’’?

Todas essas vias têm em comum o principio da causalidade, herdado de Aristoteles, além de partir do empírico, ou seja, de realidades concretas de um mundo hierarquicamente ordenado utilizando esses argumentos para provar a existência de Deus.

2. Qual a importância da causalidade na argumentação de São Tomás de Aquino?

A importância de que cada via mostra através dos argumentos a existência de Deus, visto que o principal objetivo é explicitar a importância destes princípios. Assim, foi essencialmente formular uma demonstração da existência de Deus a partir da razão natural, chamada “teologia natural”, a noção de Deus.

3. Que relação podemos estabelecer entre as “cinco vias”?

Tomás de Aquino deixa claro o limite de cada uma de suas respostas através de um dinamismo interno que aparece não só no encadeamento dos temas, mas na forma de questões. Ele parte dos princípios já conhecidos para conclusões a conhecer, por meio de demonstrações.

Na primeira via, Tomás de Aquino se baseia numa explicação para o movimento dos corpos que foi superada pela mecânica clássica.

Na segunda via, descarta totalmente a possibilidade de existir uma cadeia infinita de causas e efeitos sem boas razões para isso.

Na terceira via, este argumento era apenas um argumento antológico disfarçado, isso por que não faz sentido dizer que um ser é necessário ou que um ser é contingente.

Na quarta via, tem uma inspiração platônica por considerar que tais propriedades são propriedades dos projetos e não dos sujeitos.

Na quinta via, parte do conceito aristotélico, o da causa final que para Aristóteles a causa eficiente é que produz alguma coisa, e a final é a própria finalidade.

4. Em que sentido podemos entender a “terceira via” como “argumento cosmológico”?

Conhecida como argumento cosmológico , toma por base as noções aristotélicas de necessidade e contigencia e visa explicar a necessidade da existência do universo (cosmo). Constatamos a contigencia na natureza mas nem todas as coisas podem ser contigentes, se não seria possível que não houvesse nada. Sua força deriva da forma como ela emprega tanto permanência como na mudança.

5. Qual a concepção de Deus que encontramos nas “cinco vias”?

A fundamentação da existência de Deus nas vias de São Tomás de Aquino é uma síntese de dialogo filosófico e teológico. Nelas há, em grande parte a releitura e recitação de Aristóteles e, consecutivamente, a refutação de Agostinho. A essência divina buscada por Tomás passa pela necessidade de se fundamentar sua existência por um raciocínio lógico dedutivo. Assim, pelas cinco vias a existência de Deus fundamenta-se em São Tomás. Ele afirma a existência de Deus de forma clara e lógica, não apelando para as idéias , nem se prendendo ao conceito, a fé ou ao intelecto.

6. Qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com