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Filosofia Platão

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Por:   •  3/9/2014  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  3.664 Visualizações

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1) De acordo com Platão, o conhecimento pode ser definido como:

a) correspondência entre pensamento e sensação.

b) crença verdadeira racionalmente justificada.

c) proposições logicamente demonstradas.

d) o que é empiricamente comprovado.

2) Quando afirmamos que o conhecimento implica representação mental que o sujeito faz de um determinado objeto, estamos admitindo que essa relação consiste:

a) na impossibilidade da transformação do objeto no mundo empírico.

b) na pressuposição de que a relação entre o sujeito do conhecimento e o objeto cognoscível ocorre de forma direta.

c) na capacidade que o sujeito cognoscente possui de representar o objeto cognoscível tal como ele é.

d) na existência de um sujeito cognoscente real e objetos cognoscíveis ideais.

3)

(Uff 2012) Leonardo da Vinci (1452-1519), artista, pensador e inventor, foi um dos responsáveis pelas mudanças profundas da cultura europeia a partir do Renascimento.

Para ele, os que se limitam a imitar o que outros fizeram, em vez de aprender diretamente com a natureza, “tornam-se netos e não filhos da natureza”. Segundo ele, as ciências que “começam e terminam na mente” não possuem a verdade, porque nos discursos puramente mentais “não ocorre a experiência, sem a qual nada oferece certeza de si mesmo.”

Considerando essas citações, marque a alternativa que melhor apresenta a concepção de Leonardo da Vinci sobre o conhecimento e a arte.

a) Sábios são aqueles que se submetem aos conhecimentos de seus antecessores.

b) A observação e a experiência diretas são indispensáveis para o conhecimento da natureza.

c) A observação da natureza impede o trabalho da mente.

d) A observação e a experiência diretas são necessárias somente nas ciências aplicadas.

e) É prudente confiar apenas nos sábios que nos antecederam.

4)

(Ueg 2011) Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito cognoscente e um objeto. Na Grécia antiga não havia fragmentação do conhecimento, e pensar sobre um assunto envolvia a totalidade dos outros. Os filósofos gregos da antiguidade se preocupavam basicamente com os problemas do ser e do não ser, da permanência e do movimento, da unidade e da multiplicidade das ideias e das

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