TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Economica Do Brasil

Exames: Formação Economica Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  3.783 Palavras (16 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 16

O Brasil pintado por Debret

Jean Batista Debret certamente não imaginaria que sua viagem ao "Novo Mundo" o tornaria um artista reconhecido como o principal retratista do Brasil Imperial. Retratando o cotidiano da colônia ele nos deu a possibilidade de conhecermos um pouco mais sobre a passagem da família real por aqui. Nos leva também a entender a triste realidade vivida pelos escravos. Seus retratos fiéis à realidade da época são como uma viagem no tempo.

Sua chegada ao Brasil coincide com a morte da então rainha de Portugal, D. Maria, ficando o pintor incumbido de retrata o funeral da rainha.

Sua intenção era mostrar aos estrangeiros um País pitoresco e com qualidades que iam além do ponto de vista da natureza. ele achava que o Brasil merecia estar entre as nações mais civilizadas da época. através do seu projeto" Viagem pitoresca e história do Brasil", Debret revela sua profunda relação com esta terra adquirida durante os quinze anos que aqui viveu.

fonte:internet

Por meio de suas obras procura mostrar o processo de formação do Brasil em especial no que tange a cultura, procurando traduzir igualmente nos retratos dos povos, aspectos que não estivessem limitados as questões políticas, mas que dessem testemunho da religião, da cultura e dos costumes dos homens.preocupava-se com os textos que acompanhavam sua pinturas, demonstrando certa facilidade no sentido literário, aspecto esse que não era comum nos artistas viajantes, visto que não se preocupavam muito com o sentido do texto em comparação com a gravura apresentada.

Esse desejo por parte do pintor em resgatar costumes e acontecimentos do passado brasileiro, evidencia a importância de sua estada no Brasil. sua contribuição no resgate de nossa história é sem dúvida uma das maiores que um artista poderia deixar ao povo.

Fonte:Internet

CARLOTA JOAQUINA, A PRINCESA DO BRASIL

Fonte: Internet

No filme sobre a vinda da família real ao Brasil, podemos elencar diversas cenas que nos mostram aspectos que ainda hoje observamos no comportamento social do Brasil.

1ª Cena:

Carlota ainda menina pede à sua mãe que seja feito seu retrato, mas pede ainda que nele ela fique mais bonita ainda. Logo em seguida recebe o retrato de seu noivo, D. João VI e comenta com sua dama de companhia a beleza de seu noivo. Porém no dia do encontro marcado ela tem uma grande decepção ao perceber que ele era feio e totalmente diferente do retrato que recebera.

Nos dias atuais é comum ouvirmos relatos de pessoas que foram enganados ao receberem fotos de determinados amigos ou pretendentes virtuais, pois muitos se aproveitam dessa tecnologia para iludirem que está do outro lado da tela. Outros utilizam de ferramentas de informática para melhorarem sua aparência nas fotos, seja para álbuns pessoais ou principalmente para serem postadas nas redes sociais.

2ª Cena:

Quando a família real chega ao Brasil, as mulheres da corte estão usando turbantes brancos por causa da infestação de piolhos que as obrigou a rasparem os cabelos.

Achando que isso era a última moda da Europa, as mulheres da colônia passam também a usá-los, pois queriam estar atualizadas com a moda.

Hoje é comum que a televisão e as pessoas famosas ditem moda não só no Brasil como em todo o mundo. Geralmente o que se vê na TV ou sendo usado pelas celebridades, ganha espaço no vestuário principalmente das mulheres.

3ª Cena:

A família real desembarca no Brasil trazendo junto sua corte com pelo menos 15.000 integrantes. Não havendo acomodações para todos, baixa-se um decreto de desapropriação de imóveis, onde o proprietário precisa desocupar sua casa para que nele sejam instalados os membros da comitiva real. O imóvel escolhido era identificado com as letras PR que significavam Príncipe Regente. Com isso a população que tem seu imóvel desapropriado é obrigada a buscar moradia nas áreas afastadas do centro.

Hoje muitas famílias ainda são retiradas dos grandes centros urbanos para darem lugar aos projetos do governo. Recebem por esses imóveis indenizações que na maioria das vezes é insuficiente para a aquisição de um outro nas áreas centrais da cidade, tendo então que se dirigirem às áreas periféricas ou aos imóveis construídos pelo governo como forma de realocar essas famílias.

4ª Cena:

Uma moradora da colônia comprando galinha a fim de preparar uma canja para seu pai que está doente. Logo em seguida chega um criado da corte e compra todo o restante, e ao tentar comprar mais uma, como forma de garantir o almoço do dia seguinte, é informada que o preço aumentou de 3 para 10 contos de réis. Ao reclamar, recebe como resposta do vendedor que ela paga o preço que está sendo cobrado ou então venderá tudo para a corte, ou seja, a vinda da família real trouxe como consequência o aumentos dos preços, uma vez que a procura era grande.

Atualmente podemos perceber também que todas as vezes que uma cidade recebe um grande público para algum evento de grande porte, ocorre as especulações de preços, seja no ramo de alimentos, hotelaria e outros. Isso ocorre muito em cidades consideradas turísticas onde a presença de turistas é constante.

GUERRA DE CANUDOS

Fonte :Internet

A guerra de Canudos foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antonio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, no interior da Bahia.

Antonio Conselheiro nasceu Antonio Vicente Mendes Maciel, em (CE) em 13 de março de 1830. De tradicional família, fora comerciante, professor e advogado prático nos sertões de Ipu e Sobral, passou a vagar pelos sertões depois que sua esposa o abandonou para viver com um sargento da força pública.

O país acabara de sair do regime de monarquia, uma nova constituição havia sido aprovada, o Estado separou-se da Igreja. Todas essas mudanças acirraram os ânimos dos antirrepublicanos que acreditavam que a República recém implantada era

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com