TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Historicos

Dissertações: Fundamentos Historicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

As leitura proposta mostram a importância histórica do serviço social,suas transformações e mudanças, a sua renovação diante da realidade política social de nosso país,como controlar e diminuir os efeitos que a classe dominante causava a sociedade menos favorecida.

Como já vimos anteriormente, o serviço social tem suas origens ligada as doutrinas da Igreja Católica,com uma metodologia de trabalho americana.Era necessário se aprimorar e aprofundar na realidade de nosso país , pois as nossas necessidades em questão social eram bem diferentes da americana.

A sociedade brasileira estava em subdesenvolvimento,com falta de infraestrutura básica,isso tornou o movimento de reconceituação do serviço social algo de fundamental importância.

O movimento só foi possível à partir do momento que se reconheceu que a sua teoria era frágil diante das questões brasileiras,que ela não comportava mais as nossas reais necessidades,assim , foi possível iniciar o movimento de reconceituação, com o qual buscou por meio de criticas e conscientização aprimoramento ideológicos, científicos,político social,metodológico e profissional,fazendo com que as ligações com aquele tradicional serviço social desse espaço a um serviço social adequado a realidade social e política do nosso país.

O movimento tinha como objetivo principal o comprometimento com o povo, vinha ao encontro do comportamento capitalista que gerava a falta de infraestrutura básica para alguns, e o grande acúmulo de riqueza para outros.

Com tantas novas questões geradas pelo capitalismo, era mais que provado que o serviço social precisava buscar novos fundamentos, técnicas, processos e propósitos consistentes a fim de consolidar mudanças que eram necessárias no âmbito social.

A única forma de transformar as relações sociais e gerar cidadania é a consciência de que o serviço social deve estar sempre atento as transformações e necessidades da sociedade, e sempre que necessário intervir com mudanças diretas e interligadas às políticas sociais.

A reconceituação é um período longo,de várias etapas e principalmente a fragilidade da ditadura militar.

Vários seminários e eventos aconteceram, como os Araxá, um grande movimento ocorrido em 1967, Sumaré outro movimento ocorrido em 1978, Alto da boa Vista que aconteceu em 1984, e Teresópolis nos anos 70.

Desta forma foi estabelecida a teoria básica do serviço social, que caracterizava a ação dos indivíduos com desajustes familiares e sociais que decorrem de estruturas sociais desajustada .

O Documento de Araxá (MG) realizado em 1967 reuniu 38 assistentes sociais docentes e não docentes com o objetivo de reformular em mais eficácia e profundidade a teoria básica do Serviço Social.

O documento questiona a estrutura social como facilidades básicas, por exemplo; programas de saúde, educação e habitação, que são de fundamental importância para o indivíduo.

O documento de Araxá tinha como proposta discutir algo significativo para os assistentes sociais, a vontades de não serem vistos mais como meros executores das políticas publicas, e sim mostrar que somos capazes de acima de tudo formular e gerir as políticas publica sociais e suas respectivas mudanças dentro do contexto brasileiro.

Embora houvesse a preocupação com a teorização do Serviço Social, o documento de Araxá não a enfrenta, ele acabou reduzindo a teorização a uma abordagem técnica operacional, em função do desenvolvimento da época.

No total foram sete encontros realizados para discutir o documento de Araxá, esses deram origem a um novo encontro chamado: Documentos de Teresópolis

Esse com repercussão em toda a América Latina, discutiu e ofereceu um método para o Serviço Social totalmente direcionado à pratica profissional desenvolvida com um nível mínimo de cientificidade.Ele se diferencia do Documento de Araxá no aspecto formal,e em sua reflexão da necessidade de um estudo sobre a Metodologia Do Serviço Social.

Este seminário foi redigido por um roteiro composto pela Comissão Organizadora, onde compareceram somente 33 assistentes sociais que estavam interessados pelo estudo da teoria do serviço social, realizações e vivencias profissionais, regionais, representatividade de instituições nacionais, publicas e privadas. Foram encaminhados documentos relacionados os temas para que os assistentes sociais se preparassem para o seminário.

O primeiro debate discutiu as dificuldades do tema com base em três pontos:

 Fundamentos da metodologia do Serviço Social;

 Concepção cientifica da pratica do Serviço Social;

 Aplicação da metodologia do Serviço Social.

Os documentos foram de fundamental importância durante os anos seguintes, utilizados frequentemente pelas escolas de Serviço Social e profissionais.

Colocando em questão os conhecimentos nas áreas de : Filosofia, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Política Social e Economia.Os encontros Regionais nos mostram que os Documento de Teresópolis estudou a realidade social visando unicamente as necessidades humanas , quando havia a necessidade de considerar e ampliar essa visão para a potencialidade ,os equipamentos e as possibilidades.

Segundo NETTO :

A perspectiva modernizadora não se esgota, naturalmente, nas concepções e proposições consagradas nestes dois documentos. Antes, ela encontra impostações e matizes diversificados em inúmeros trabalhos de profissionais e docentes, cujas reflexões de desenvolveram entre a segunda metade dos anos sessenta e o final da década seguinte. (NETTO, 2º1º, p.165).

Neste momento várias vertentes se apresentaram, como a vertente fenomenológica, que estudava o indivíduo a partir dos fenômenos sociais, buscando a compreensão do fenômeno na raiz, Como base dos estudos desta nova teoria, foi usada uma tese de Sra. Augusta de Almeida (1978), usada nas discussões do seminário. Nos anos 60 e 70, houve uma forte critica ao serviço social tradicional, isso se deu dentro do movimento capitalista, que gerou um movimento de classes, onde o trabalhador proletariado se voltou contra a burguesia e os absurdos impostos por ela, como por exemplo; as grandes jornadas de trabalho.

...

Baixar como  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »