TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função social da escola

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Por meio deste trabalho pretende-se realizar uma breve explanação em relação a atuação e desenvolvimento da escola presente em nosso meio no atual momento, fazendo assim a análise da função social e organização do trabalho pedagógico em relação as concepções adotadas pelo sistema educacional de nosso país.

Demonstraremos também como a escola pode ser tornar o veículo facilitador do acesso a formação da cidadania, a cultura e a convivência social.

Através do artigo enviado como referencia, realizaremos a análise para realização e desenvolvimento do trabalho.

Questões de acesso a inclusão social, acesso a cultura e partes integradas a politicas sociais, serão utilizadas para demonstrarmos que são importantes para que não haja desigualdades entre os indivíduos dentro da instituição de ensino e fora da mesma.

Sendo assim, no decorrer da elaboração mostraremos e analisaremos os tópicos apresentados.

1 DESENVOLVIMENTO

A apresentação do artigo “Função social da escola e organização do trabalho pedagógico”, é o que nos dá referencia para a elaboração deste trabalho, o autor Jose Geraldo Silveira Bueno (2001), o mesmo realiza uma abordagem crítica voltada a escola atual, porem Silveira realiza um atento para a democratização do ensino nas ultimas décadas, apresentando que o grande responsável pela perca da qualidade de ensino e atuação das escolas foi a grande ampliação de professores, alunos, vagas entre outros fatores, mais o autor realiza um argumento contrário do apresentado inicialmente, referente as atuações das unidades escolares, pois apesar dos problemas existentes sendo eles, tanto estruturais quanto falhas na politica educacional, as escolas será a responsável por desenvolver suas práticas políticas pedagógicas, baseando na sua atual realidade.

Nossas escolas enquanto espaço, pode se fazer a grande diferença para o aluno, por ser o local de trocas de ideias e convivência, o qual faz a diferença para o aluno. Segundo a opinião do mesmo para que tudo isso aconteça é preciso nas unidades realizar um projeto envolvendo todos os integrantes da unidade escolar: alunos, gestores, professores e toda a comunidade. Para que isso ocorra é preciso um ponto de partida e qual iremos observar as reais situações para nosso tempo presente:

• Configuração de um projeto pedagógico envolvendo a participação dos elementos do quadro educacional, realizando e priorizando o acesso ao desenvolvimento a cultura e cidadania.

• Melhorar a relação entre o discurso e prática, vindo assim favorecer melhor acesso para o conhecimento e a organização escolar.

• Reestabelecer metas precisas para acesso ao conhecimento, a formação cidadã entre outros.

Várias vezes o autor argumenta o que vem se discutindo na teoria mais acaba chegando ao ponto primordial que são os professores mal remunerados, escolas sem materiais didáticos, gestores com indicação política, grande quantidade de alunos nas salas de aulas, sendo que mesmo sendo fatores relevantes dificilmente são executadas e ao menos buscado uma solução para solucionar.

O mesmo indica para as unidades escolares desenvolver suas próprias políticas de atuação com as comunidades as quais estão inseridas, mais as estruturas humanas e sociais facilitam o êxito da unidade, sendo que assim não se restingue em unidades adversas a da realidade local.

Pensando assim é possível e necessário desenvolver um projeto politico pedagógico amplo, para atender todas as unidades escolares, pois assim as mesmas poderão seguir e buscarem seus próprios caminhos.

Podemos observar que concepções da pedagogia crítica por muitas vezes toma conta do ambiente de ensino, pois vem querendo transformar a escola em uma educação desejável e por outro lado a concepção positivista vem dando seguimento, fazendo com que a exigência seja de que o aluno saio da escola obrigatoriamente com o domínio do conteúdo sistematizado do ensino.

Mais a educação precisa de uma perspectiva que engrandeça e valorize toda a riqueza existente em nosso meio, sendo elas, racial, ambiental e cultural, vindo assim a combater as diferenças no ambiente escolar. Só que ara que isso venha a acontecer as escolas e seus educadores devem conhecer a realidade e condições dos indivíduos envolvidos em seu meio, pois somente assim será possível proporcionar uma manifestação de valorização e de rejeição a pensamentos contraditórios e discriminatórios entre os seus alunos.

Sendo assim o mais essencial é que a escola realiza uma prática política pedagógica multicultural, vindo a proporcionar uma melhor compreensão do mundo e do modo de ver tanto um para o outro quanto para o futuro. Podendo assim que melhor representar realizar a abordagem de temas atuais, e de temas passados, buscando auxílios em livros, filmes entre outro.

Manifestações culturais devem ser discutidas e abordas, sendo elas tanto as mais valorizadas quanto aquelas que causam discriminação, pois assim os alunos possuem uma maior expansão do horizonte, vindo a obter maior aprendizado, com o aproveitamento de recursos, culturais utilizados como meio de ensino.

Vejamos o que diz o artigo do ministério da cultura para nos em sua homepage:

Com intuito de estreitar as relações entre a educação e a cultura, o programa Mais Cultura nas Escolas propõe que o ambiente escolar seja entendido e vivenciado como espaço de produção e circulação da diversidade cultural brasileira. A iniciativa é resultado da parceria entre os Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e consiste na inclusão de atividades artísticas e culturais nos projetos pedagógicos das escolas públicas de todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com