TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GREGOS, EGÍPCIOS, ROMANOS: A ORIGEM DOS ESPORTES DE LUTAS

Ensaios: GREGOS, EGÍPCIOS, ROMANOS: A ORIGEM DOS ESPORTES DE LUTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 3

Embora as pessoas saibam que o povo grego parece ter sido o primeiro a praticar e organizar competições esportivas, a numerosa representação de cenas esportivas que aparecem nas paredes das tumbas, templos e obeliscos tende a provar que, provavelmente, foram os antigos egípcios os verdadeiros pais de muitos dos esportes atuais. Os faraós fixaram as regras básicas para os jogos, uniformes especiais para os jogadores e até um árbitro para organizar a competição. Os sentimentos dos competidores ao término das partidas também foram retratados. Vencedores e perdedores eram aplaudidos: os primeiros por sua superioridade e os demais por seu espírito esportivo. Aquele, entretanto, que viola as regras do jogo ou não adere ao essencial do esporte é excluído e punido. Em outras palavras, havia uma ética por trás das práticas esportivas dos antigos egípcios.

A verdade é que o egípcio antigo acreditou na importância do atletismo para o aperfeiçoamento do corpo e a proteção da saúde e na importância do entretenimento no restabelecimento da energia e no aumento da eficiência da atividade mental e física. Segundo os estudiosos do assunto, embora os esportes no antigo Egito fossem um fenômeno cultural, tinham, na realidade, um papel social e político significativo. Eles estavam divididos em diferentes categorias: a primeira para entretenimento e manutenção da forma física e a segunda para preparar os corpos dos reis e guerreiros, bem como para fortalecer os músculos dos moços que pretendiam ser sacerdotes ou oficiais militares, incluia o boxe, lutas corporais, entre outros.

Cenas com boxeadores em posição de desferir socos no adversário, o qual, por sua vez, se defende, são mostradas em tumbas de Saqqara. Faraós e príncipes assistem a disputa, o que indica que já se tratava de uma competição organizada.

As mulheres jovens também praticavam todas as modalidades esportivas e parece que apenas as artes marciais estavam destinadas somente aos homens.

Deve ser considerado que os faraós freqüentemente se fizeram representar em relevos das paredes dos templos como guerreiros que sozinhos matavam centenas de inimigos e dezenas de leões para reforçar sua imagem de reis com poderes divinos.

As espadas não existiam ainda, mas os murais do Alto Egito mostram cenas que refletem o profundo interesse dos antigos egípcios por uma espécie de esgrima praticada com bastões de madeira. Com certeza este é um dos esportes de autodefesa mais antigos.

Contudo, por razões desconhecidas, os antigos registraram cuidadosamente seus esportes e jogos populares nas paredes dos templos usando desenhos que ilustram as regras de cada jogo, e isso nos proporciona conhecer a história e evolução dos esportes.

Questões:

1- Qual a importância do atletismo para os antigos egípcios?

R. Eles acreditavam que o atletismo era importante para o aperfeiçoamento do corpo e a proteção da saúde e na importância do entretenimento no restabelecimento da energia e no aumento da eficiência da atividade mental e física.

2- O que indicava a presença de reis ou príncipes assistindo a uma disputa ou a um jogo?

R. A presença de autoridades indicavam que se tratava de uma competição organizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com