TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Genaro Alvarenga Fonseca

Monografias: Genaro Alvarenga Fonseca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  288 Visualizações

Genaro alvarenga Fonseca

Aspectos da percepção do mundo barroco

Sempre houve uma necessidade do homem de ser visto para ser lembrado e assim poder fazer história, não foi diferente em suas obras e expressões nas construções Barrocas, onde eram contadas em imagens e significados de cores, todo um enredo, e mostrado aos entendedores, admiradores e mesmo aos leigos.

Segundo pesquisado por mim no Dicionário Online Aurélio, Barroco significa Pérola irregular. Estilo arquitetural, pictural, literário e musical cujas formas preciosas, contornadas ou acentuadas, se opõem às do Renascimento e do classicismo (séculos XVI-XVIII). Que é excessivamente exuberante.

Foi um trabalho pós-renascentista, ou seja, do estilo leve, equilibrado e gracioso ao estilo marcante, cheios de expressões, grandioso, espetacular, onde surgem esculturas com movimento, e o uso do policromatismo.

Não há um segmento certo para a arte barroca, pois a mesma é muitas vezes expressa por sentimentos, onde o artista define curvas, sinais de expressão, como é citada no texto dizendo “A intenção era, portanto, deixar transparecer o aspecto nebuloso

e opaco da alma, como fruto de perscrutações cartesianas da mente, em face ao momento filosófico vivido naquele tempo.”

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, exibe uma formação exótica, um cortejo diante de imagens de Anjos, Grifos, Santos e representações da fauna da Ásia e América em suas cornijas.

Entende-se então, que o movimento luxuoso chamado Barroco em Minas e em outras arquiteturas, sempre teve um chamado gritante para a ostentação, utilizando ouro para revestir objetos, deixando assim.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com