TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Dissertações: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  3.230 Palavras (13 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 13

ta 1

0,8 em 0,8 pontos

Em uma sociedade com graves problemas de justiça, como a brasileira, há quem defenda que a valorização da gestão da diversidade teria um aspecto altamente positivo por representar iniciativas promissoras de inclusão social (Fleury, 2000). No Brasil, vários grupos são historicamente marginalizados e seus membros excluídos do exercício da cidadania. As poucas políticas públicas de ação afirmativa têm eficácia duvidosa, como mostra a história recente. Nesse contexto, seriam bem vindas, portanto, práticas empresariais inovadoras, como a gestão da diversidade por empresas – brasileiras ou não – que atuam no contexto brasileiro. (ALVES E GALEÃO-SILVA, 2004).

Quanto à diversidade e sua relação com o trabalho, avalie as afirmações:

I. A atenção à diversidade cultural pode ser considerada um dos princípios comprometidos com a equidade para que, por exemplo, todos os colaboradores de uma organização possam realizar aprendizagens fundamentais para seu desenvolvimento e socialização.

II. Embora a desigualdade social seja afetada por fatores econômicos, gera pouco impacto sobre a qualificação necessária para o mercado de trabalho.

III. A diversidade de colaboradores sempre afeta de forma negativa a comunicação no âmbito da organização.

IV. Os trabalhadores advindos dos chamados grupos minoritários, ao terem a possibilidade de ingressar nas empresas acabam integrando-se melhor no âmbito social, adquirem maior autonomia, desenvolvem competências e melhoram sua qualidade de vida.

Está(ao) correta(as) a(s) afirmação (ões):

Selecionada:

Corretae.

Apenas as afirmações I e IV

Resposta Correta:

Corretae.

Apenas as afirmações I e IV

Feedback da resposta:

O objetivo principal da gestão da diversidade cultural é administrar as relações de trabalho, as práticas de emprego e a composição interna da força de trabalho a fim de atrair e reter os melhores talentos dentre os chamados grupos de minoria. Isso pode ser feito por políticas de recrutamento que incorporem os critérios relacionados à diversidade cultural do mercado de trabalho. Gerenciar a diversidade significa aproveitar o melhor de cada pessoa, valorizando-a, o que tem como resultado a criação de uma cultura que não somente valoriza as diferenças, como também reconhece que a organização pode ser melhorada. Toda e qualquer ação da empresa, ainda que por iniciativa legal, pode favorecer modelos futuros que considerem a diversidade.

Pergunta 2

0 em 0,8 pontos

O desenvolvimento do setor de telecomunicações, nas últimas décadas, tem gerado impactos em todas as organizações, permitindo que diversos processos ocorram de forma virtual. João é gestor de pessoas da empresa Mundos e Fundos e pretende utilizar os meios digitais e tecnologias de rede em sua área. Com tal finalidade ele propôs algumas práticas:

I. Entrevistas de seleção por competências, por meio de formulários eletrônicos disponibilizados no portal da empresa, de forma a garantir que as respostas dos candidatos sejam decodificadas adequadamente.

II. Espaço de interação no portal da empresa, para os colaboradores emitirem suas opiniões e sugestões, fornecendo deste modo feedback com relação aos programas mantidos pela área de Gestão de Pessoas.

III Utilização dos meios digitais para disponibilizar cursos aos colaboradores, de forma a estimular o desenvolvimento de conhecimentos e competências.

IV Canal direto de comunicação, por meio da intranet, entre os colaboradores e o Departamento Pessoal da empresa, para esclarecimento de dúvidas e diferentes solicitações, como, por exemplo, inclusão de dependentes no plano de seguro saúde, etc.

Dentre as práticas sugeridas estão adequadas as que são indicadas nas afirmações:

Resposta Selecionada:

Incorretaa. Apenas as práticas indicadas nas afirmações I, III e IV

Resposta Correta:

Corretad. Apenas as práticas indicadas nas afirmações II, III e IV

Feedback da resposta:

A e-GP é uma estratégia que, utilizando meios digitais e tecnologias de rede, agiliza e otimiza os serviços para os colaboradores da empresa. Implica na substituição de processos burocráticos por tecnologias que incluem um sistema de informações de gestão de pessoas, a utilização inteligente de tecnologias de rede e o uso de canais de comunicação. São exemplos do uso da e-GP: o acesso às informações sobre o negócio, o recrutamento pela internet, e-learning, o acesso às oportunidades de capacitação, a facilitação da gestão por competências, o autoatendimento dos colaboradores, etc. Obs: O recrutamento online é uma prática bastante comum, entretanto, a entrevista de seleção por competências não é realizada online, pois não é uma entrevista padronizada, com questões pré-definidas.

Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

A gestão do conhecimentoé um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. No que se refere à gestão do conhecimento, pode-se afirmar que: Assinale a alternativa INCORRETA:

Resposta Selecionada:

Corretab.

A criação e a implantação de processos que geram, armazenam, gerenciam e disseminam o conhecimento não representam um desafio a ser enfrentado pelas empresas.

Resposta Correta:

Corretab.

A criação e a implantação de processos que geram, armazenam, gerenciam e disseminam o conhecimento não representam um desafio a ser enfrentado pelas empresas.

Feedback da resposta:

A informação e o conhecimento são elementos centrais, cruciais e fundamentais da nova ordem mundial e no mundo das organizações. O “trabalhador do conhecimento” – aquele que sabe alocar conhecimentos para uso produtivo - passa a integrar um dos principais grupos sociais da sociedade. Para poderem sobreviver e alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com