TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governo JK

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 8

 

Introdução

Esse trabalho se trata do plano de metas do governo JK e de como ele utilizou esse plano para chegar ate a meta-síntese. O objetivo desse trabalho é mostrar por meio das fontes o detalhamento do plano de metas, seus campos de aplicação principalmente na ligação da construção da nova capital, levando em conta as tendências dos autores escolhidos como referencias de analises, e principalmente no momento da elaboração do trabalho propriamente dito.

O tema foi escolhido com base na importância com base na importância histórica que foi o período de governo de JK na presidência do país, independente da analise deste trabalho, seria inadequado não dizer que JK nos deixou um incrível legado, e um grande objeto de estudo.

Sobre essa pesquisa bibliográfica, podemos notar que ela se baseia no entusiasmo de JK, que em muitas vezes no improviso não deixou de batalhar até cumprir as metas prometidas pelo seu governo.  A parti dai ganhou confiança do seu povo que o elegeu, pois sempre procurava esclarecer as consequências de suas ações, sendo elas positivas ou negativas, o trabalho ainda pretende traçar o perfil do plano de metas de JK, sua reação atuação nos campos propostos e consequências das realizações das metas.

E finalmente fazer uma breve analise do termino da meta-síntese, da inauguração de Brasília e dos benefícios e problemas causados a partir do mesmo.

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral:         Apresentar como o plano de metas de Juscelino Kubistchek contribuiu para o desenvolvimento do pais, e como a criação da meta-síntese contribuiu para ajudar na conclusão das demais metas.

2.2 Objetivos Específicos

  • Compreender como se deu a construção de Brasília, a partir de relatos deixados por Juscelino Kubistchek.

  • Entender a mudança no país a partir da construção da nova capital.

  • Reconhecer  a importância da meta-síntese para o desenvolvimento do pais.

3. Justificativa

Essa pesquisa pretende acrescentar a ciência de uma nova dimensão do que foi os 50 anos em 5 (Plano de Metas), e explicar o que motivou a construção de Brasília.

O tema tem caráter de interesse pessoal pela fácil compreensão sobre a luta exercida por JK.

O trabalho pode contribuir socialmente para uma maior valorização da cidade de Brasília, além de ter contribuído socialmente em vários aspectos a parti da conclusão da meta-síntese.

4. Definições do Problema

A falta de uma possível desorganização de orçamento para a iniciação da meta-síntese, e outros empréstimos diretos feitos por JK, inclusive com o FMI pode ter ocasionado uma serie de outros problemas na realização da meta ou no andamento econômico do país.

5. Hipóteses

  • Poderia aumentar o tempo (50 anos em 5) para a realização das metas.

  • Ter feito um melhor orçamento para a execução das metas, principalmente para a meta-síntese.

Fundamentação Teórica

Para maior compreensão deste trabalho de conclusão de curso, se torna fundamental que se faça um breve levantamento histórico sobre a vida do percursor de tudo.

Nascido em uma cidade tradicional de Minas Gerais, JK se formou em medicina porem exerceu por pouco tempo sua profissão na polícia estadual de sua cidade natal, pois sua vocação era a política.

No início da sua carreira esteve associado à unida elite politica de Minas Gerais, JK teve como um dos seus principais protetores Benedito Valadares, que era um antigo aliado de Getúlio Vargas, que também foi um dos fundadores do PSD. Com o suporte de Valadares, JK acaba se tornando prefeito de Belo Horizonte no ano de 1940, se manteve no posto até a queda dos prefeitos, seguido da deposição de Vargas em 1945. A mesma eleição que levava Vargas de volta à presidência, levaria JK a governador de sua Minas Gerais, governo esse que foi de suma importância para JK, pois foi esse governo que o lançou para uma vitoriosa indicação presidencial, além de todo conhecimento e preparo adquirido para governar melhor o Brasil.

Durante uma reunião informal com JK durante a sua campanha presidencial, que ocorreu ao engenheiro Lucas Lopes a utilização do termo “ metas “, conforme o esperado, JK imediatamente aceita a proposta lançada, começaria a nascer ali então, o programa de metas. Esse programa seria governado por Lucas L. e posteriormente por Roberto Campos, quando Lucas Lopes se torna ministro da Fazenda do Brasil em 1958, seria eles então que traria a definição do que exatamente consistia o programa e as “ metas “.

O programa tinha um objetivo geral, que era “ acelerar o processo de acumulação aumentar a produtividade dos investimentos existentes, e por fim, aplicar novos investimentos em atividades produtoras. ”.

Porém JK não queria que o governo “ substituísse “ a sociedade, ele desejava que o estado fosse um manipulador de incentivos.

O programa foi pensado, até o presente momento em seis grupos, que eram:

  1. Expansão dos serviços básicos de energia e transporte.
  2. Industrialização de Base
  3. Racionalização
  4. Planejamento Regional e Urbano.
  5. Valorização do trabalhador; e
  6. Educação para o desenvolvimento.

No dia 1° de fevereiro de 1956, JK cria então a partir de um decreto o então Conselho de Desenvolvimento Econômico, direto da presidência da república, esse órgão seria responsável pelo detalhamento do plano, que contava como o atual presidente Lucas Lopes. Dentro dos seis temas, o conselho então criaria 30 objetivos específicos, dentro deles conteriam metas quantitativas, que serão divididas em cinco grandes setores. A parti daí, começava a nascer oficialmente o programa de metas, que foi apresentado na primeira reunião do seu ministério.

JK não deixaria de dar partida em sua máquina administrativa por causa das metas do seu projeto a cumprir. JK se encontrava com alguns problemas, o primeiro deles era encontrar os fundos necessários para as obras que ele pretendia realizar, depois se preocuparia em fazer alianças com políticas necessárias para as aprovações das obras, e ele tinha um grande projeto de metas, e esse projeto apontava para o desenvolvimento.  

O programa de metas contou com diferentes alterações do capitalismo internacional e com a existência de um empresariado local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com