TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA GESTÃO DA QUALIDADE

Projeto de pesquisa: HISTÓRIA DA GESTÃO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRICO DA GESTÃO DA QUALIDADE

Pode-se dizer que o início da Qualidade começa em 1920 período da Administração Científica, com Frederich Taylor chamado assim o pai da administração. Outra contribuição importante foi dada também por Henry Ford, criador da Linha de Montagem popularizando o carro e assim qualquer colaborador poderia ter aquisição do mesmo. Ford também seria responsável pela criação da técnica da verificação, onde 100% da produção de seus carros passavam pela checagem um a um. Tais contribuições de métodos produtivos passaram a ser referências nas próximas décadas.

Frederich Taylor Henry Ford

Figura 1: Ford T 1929

Fonte:https://www.google.com.br/search?q=fotos+ford+t&noj=1&tbm=isch&imgil=AUrrlflAfVFvzM%253A%253BYh42rvEeaVnN9M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fseguroautofacil.com.br%25252Fblog%25252F%25253Fp%2525253D1821

Em 1940, período da Segunda Guerra Mundial, criado por profissionais vindos da guerra surge o CEQ (Controle Estatístico de Qualidade), onde esta técnica se baseava naamostragem, ou seja, os chamados lotes. Os produtos já finalizados eram agrupados em lotes em uma determinada quantia, assim para aplicar o controle estatístico de qualidade eram examinadas apenas algumas amostras de cada lote e não o total da produção como se fazia na época de Henry Ford. Dessa forma para cada produto havia uma identificação de lote e de data de fabricação, assim o cálculo de amostragem determinava as condições de venda por lote.

Já em 1950 o Japão lutava pela reconstrução no período pós-guerra. Surge então a entrada de Willian Edwards Deming no país, engenheiro de origem americana Deming atuou no desenvolvimento das ferrovias nos EUA e por sua grande influência e conhecimento em qualidade levou por duas décadas o Japão a crescer e ser referência em qualidade no mundo. No período de Deming a participação dos trabalhadores e a alta administração estava no dia-a-dia da busca pela qualidade e por sua melhoria de forma contínua, o que chamavam de kaizen.

Willian Edwards Deming

William Edward Deming foi um dos maiores gerenciadores de qualidade da história, mas preferia serchamado de consultor em estudos estatísticos.

No período de 1960 Armand Feigenbaum tornou-se conhecido por ser o primeiro a tratar a qualidade de forma sistêmica nas organizações, formulando o sistema de Controle Total da Qualidade (TQC). “ Um sistema eficaz para a integração dos esforços dos diversos grupos em uma organização, no desenvolvimento da qualidade, na manutenção e na melhoria da qualidade.” Ou seja, um conjunto mais amplo na qualidade como fatores ligados à produção, marketing, recursos humanos, pesquisas e desenvolvimento para atender às expectativas do cliente.

Armand Feigenbaum

Em 1980 também com influência do TQC dá-se o surgimento das normas ISO, processo de mudanças para garantir que os produtos estariamdentro das normas estabelecidas, facilitando assim a relação clientes e fornecedores ao longo da cadeia produtiva. O processo de seleção de fornecedores, utilizando essa norma de qualidade produtiva para critério qualificador, eliminou os processos de auditoria que dispunham as empresas, passando assim a utilizar certificações terceirizadas credenciadas para esse fim. Encontra-se assim alguns elementos da Gestão da Qualidade moderna, recuperando alguns atributos da época artesanal, como a busca da proximidade às demandas do cliente porém em maior escala.

A normas ISO difundiu-se rapidamente, tornando-se um requisito de ingresso em muitas cadeias produtivas, em especial a automobilística, que não tardou a criar diretrizes adicionais, como a QS 9000, que surgiram para uma especificação técnica ISSO TS 16949, em 1999, para todo o setor. Em 2000, foi feita a terceira revisão de série, ISSO 9000:2000 que trouxe novos elementos, passando a adotar uma visão de Qualidade e não mais de garantia, introduzindo elementos da gestão por processos, gestão por diretrizes e foco no cliente. Vale ainda destacar a norma de Gestão Ambiental ISSO 14000, publicada em 1996, que tem forte relacionamento com a série ISO 9000.

O resgate da importância dos clientes e a percepção da qualidade como um critério competitivo,trouxe alguns teóricos como Garvin da área de estratégia e administração para a área da qualidade. Assim, no final do século passado e início do século XXI inicia-se a discussão de ferramentas para a montagem de estratégias.O programa mais recente de Gestão de Qualidade é o chamado de Seis Sigma, onde apresenta várias características dos modelos anteriores. Neste modelo existe uma preocupação com o uso sistemático das ferramentas estatísticas, seguindo um ciclo chamado de DMAIC, sigla que representa as etapas de definir, medir, analisar, melhorar e controlar. È importante ressaltar que esse método promove um alinhamento estratégico da qualidade, desdobrada em projetos prioritários e há também uma forte ênfase em relação custo-benefício desses projetos com ganhos expressivos.

Tabela 1: Evolução da Qualidade

Era Principais Características Ênfase Métodos Responsável pela qualidade

Inspeção Verificação Uniformidade do Produto Instrumento de medição O departamento da inspeção

Controle Estatístico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com