TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Educacao

Artigos Científicos: Historia Da Educacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

O homem primitivo por sua essência e necessidade sentia á necessidade de fazer movimentos corporais básicos desde que começou a andar com dois pés, para sobreviver precisava caçar, fugir, saltar, empurrar, puxar etc.

Seu desenvolvimento ao longo da espécie em função de seus objetivos transformou-se ao longo da história, tendo em vista sua atividade utilitária para sobrevivência, como preparação para guerra, atividades religiosas, métodos de educação física, competição, desporto.

Cada povo com culturas diferentes tiveram iniciação na prática desportiva a seu modo, alguns muito cedo como o exemplo: os Gregos da Antiguidade tinham a atividade física em seu meio social, na educação, celebração de festas, jogos atléticos cm corridas de carros, lançamento de disco, saltos, lutas. A Educação Física para os gregos era de suma importância, em Esparta, com seu exército muito bem preparado, as crianças tinham iniciação na atividade física aos 7 anos de idade, separados de sua família para defender exclusivamente o Estado. Esparta foi a pioneira dos Jogos Olímpicos, mas sempre visando aprimorar seus soldados para a guerra.

Ao contrário Atenas por sua vez tinha iniciação dos adolescentes na prática esportiva aos 14 anos, onde aprendiam atividades como: salto, dardo, disco, solos com lançamento de peso. Utilizavam de um sistema autoritário o “certo e errado”; existia ginásio cultural onde lecionavam suas doutrinas e um treinador para exercícios físicos.

[...] compreender tanto o cultivo do corpo, a beleza física, com o sentido moral e social. Ambos os aspectos predominam aqui sobre o intelecto e o técnico. Os jogos e esportes, o canto e a poesia, são instrumentos essenciais dessa educação, de tipo ainda minoritário, embora com espírito cívico e, em certo sentido, democrático, por ser patrimônio de todos os homens livres. (LUZURIAGA, 1990, p. 40).

Em Roma a criação de um anfiteatro e circo cada vez mais lotado para ver os jogos no grande Coliseu. Existiam escolas de gladiadores que frequentemente eram presos e escravos, onde o único objetivo era enfrentar o adversário na arena até a morte. Um sucesso também era a corrida de carros, as quadrigas, puxadas por 4 (quatro) cavalos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com