TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Empresa

Trabalho Universitário: Historia Da Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de reunir todo o conhecimento do mundo em um único local vem desde a antiguidade como na Biblioteca de Alexandria, mas o conceito moderno deste propósito, distribuir publicamente, imprimindo uma enciclopédia, tem data mas recente: Denis Diderot e os enciclopedistas do século XVIII. A ideia de usar máquinas automatizadas além do formato impresso para construir uma enciclopédia de maior utilidade pode ser localizada na short story World Brain ("Uma curta história do mundo cerebral") em (1937) de H. G. Wells e as visões futuristas de Vannevar Bush do micro filme baseado Memex em As We May Think de (1945). Outro marco significativo foi o Projeto Xanadu' de Ted Nelson' em 1960.

Com o desenvolvimento da web, muitas pessoas tentaram desenvolver projetos de enciclopédia na internet. Richard Stallman, um expoente do Free software, descreveu a utilidade de uma "Enciclopédia Universal Livre e com recursos crescentes" em 1999. Ele descreveu a formação da Wikipédia como "uma noticia excitante" e a sua Free Software Foundation encorajou pessoas "para visitar e contribuir no site". Um outro predecessor foi a Interpedia, que Robert McHenry relacionou conceitualmente com a Wikipédia.

Formulação da idéia[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia foi fundada como um projeto para alimentar a Nupedia, um antigo (hoje arquivado) projeto fundado por Jimmy Wales para produzir uma enciclopédia livre. Nupedia tinha um processo elaborado de múltiplos passos de revisão passo a passo, e requeria contribuintes altamente qualificados. A elaboração de artigos era extremamente lenta até 2000, o primeiro ano em que este projeto ficou online, a despeito de ter uma lista de editores interessados e um redator-chefe em tempo integral, Larry Sanger.

Durante o primeiro ano da Nupedia, Wales e Sanger discutiram vários modos de implementar a Nupedia com uma maior liberdade, um projeto complementar. Wales perguntou a Jeremy Rosenfeld, um empregado da Bomis, que introduziu a ele o conceito wiki. Independentemente, Ben Kovitz, um programador de computador e contratado da divisão Cunningham da wiki (WikiWikiWeb), introduziu Sanger às wikis no jantar de 2 de Janeiro de 2001. Sanger percebeu que uma wiki seria uma boa plataforma para utilizar, e propôs que uma UseModWiki (então na versão 0.90) fosse ajustado para a Nupedia. Wales fez o ajuste final e a colocou online em 10 de Janeiro de 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com