TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia – Introdução aos Estudos Históricos

Por:   •  10/9/2018  •  Resenha  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Santa Catarina                                                                

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Historia – Introdução aos Estudos Históricos

Paulo Pinheiro Machado

Gustavo Bauer Domingos

BLOCH, Marc. Introdução. Capítulo 1: A história, os homens e o tempo. Capítulo 2: A observação histórica. Capítulo 3: A crítica. In: ____.  Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro. Ed.  Zahar/2001.

        Marc Bloch, nascido na França, escreveu durante a resistência francesa na Segunda Guerra Mundial, o livro Apologia da história ou o ofício de historiador, até ser pego e morto pelos nazistas em 1944. Seu livro só foi publicado em 1949 por um amigo chamado Lucien Febvre, mas inacabado. No livro Marc Bloch escreve sobre os objetos de pesquisa de um historiador, a função do historiador, a ciência História e “para que serve a História”?

        Na introdução do livro um filho pede para seu pai explicar o que é História, a partir disso o autor explica o papel de historiador e a sua visão da história, onde o método de pesquisa histórica não tem um padrão diferente de outras ciências mas a problematização em cima de tudo fortalece a “ciência dos homens”.

        Já no capítulo 1, o autor diz sobre a origem da palavra história e dos significados que ela já teve, se manteve fiel ao nome helênico mas a história de Hecateu de Mileto é diferente da nossa que estudamos hoje. Mas Bloch nos questiona sobre a real necessidade de definir a História como no dicionário.

        Ainda, Bloch crítica a ideia de “ciência do passado” pois desacredita de que, seja possível tornar matéria de estudo de uma ciência, fatos que não tem nenhum elo comum, se não o fato de não terem acontecido no mesmo período. E trata a história como “ciência dos homens no tempo” pelo fato do historiador sempre procura estudar tudo que o homem já fez no tempo, “são os homens que a história quer capturar” (BLOCH, 2001, p.54).

        O estudo da história segundo Bloch, torna impossível para os historiadores ser de uma forma direta porque os mesmos não estiveram presentes em determinado acontecimento por isso, estudamos a partir de testemunhas, indiretamente. Tornando a verdade histórica possível há mudanças dependendo de quem a conta. A história nunca é imparcial.

        Bloch trata também a observação histórica como algo indireto, pois é “Um conhecimento através de vestígios” (BLOCH,2001, p.73). Nunca estudamos diretamente algo e o que estudamos depende da ligação entre o passado e o presente. O autor ainda diz que o passado não se modificará mais, porém, o conhecimento do passado está em constante evolução e em constante desenvolvimento.

        Na parte onde Bloch escreve sobre testemunhas, e da veracidade de algum registro já feito e a pergunta feita por ele é quem a escreve, e para quem? Ainda, Bloch escreve que a pesquisa além de ter uma direção certa, precisa ser feita por quem saiba interrogá-la e extrair o máximo da mesma. Por isso, segundo Bloch o historiador deve ter um “verniz de todas as principais técnicas de seu ofício.” (BLOCH, 2001, p.81).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com