TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia de Duarte Pacheco Pereira

Por:   •  8/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 11

BIOGRAFIA DE DUARTE PACHECO PEREIRA |

[pic 1]

BIOGRAFIA DE DUARTE PACHECO PEREIRA

[pic 2]

[pic 3]


[pic 4]

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei relatar a vida e obra do navegador, herói militar e cosmógrafo português, Duarte Pacheco Pereira.

Embora a historiografia oficial afirme que os portugueses não sabiam da existência do Brasil antes da chegada de Pedro Álvares Cabral, existe uma teoria baseada na interpretação do livro Esmeraldo de Situ Orbis (1505) que aponta Duarte Pacheco Pereira como o possível descobridor do Brasil, por ter ele supostamente comandado uma expedição secreta que teria percorrido a costa brasileira e o mar do Caribe nos fins do século XV. A viagem tinha como objetivo identificar os territórios que pertenciam a Portugal ou a Castela de acordo com o Tratado de Tordesilhas, de 1494 — Pacheco Pereira participou das negociações do tratado. Seria portanto uma expedição anterior à primeira viagem comprovada de um europeu ao território brasileiro, feita pelo espanhol Vicente Yáñez Pinzón e cujo desembarque deu-se em 26 de janeiro de 1500. A viagem do navegador português ao Brasil teria sido em 1498.

Duarte Pacheco Pereira foi umas das figuras emblemáticas dos Descobrimentos portugueses.

  1. Notícia da sua vida:
  1. Dados biográficos pessoais;

Militar e cosmógrafo português, Duarte Pacheco Pereira nasceu por volta de 1460 e morreu em 1533.

Pacheco Pereira era filho de João Pacheco e Isabel Pereira. Na sua juventude, serviu como escudeiro pessoal do Rei de Portugal. No ano de 1455, formou-se com honras e recebeu uma bolsa de estudos do próprio monarca. Mais tarde, em 1488, ele explorou a costa oeste da África, durante a expedição adoeceu com febre e perdeu o seu navio. Pacheco Pereira foi resgatado da ilha de Príncipe, no Golfo da Guiné, por Bartolomeu Dias, quando Dias voltava do Cabo da Boa Esperança pela primeira vez.

O conhecimento que ele adquiriu da expedição de Dias, bem como as suas próprias explorações concederam-lhe o cargo de geógrafo oficial do monarca português. Em 1494, assinou o Tratado de Tordesilhas, sancionado pelo Papa, que compartilhava o mundo não cristão entre Portugal e Espanha.

Em 1503, Duarte Pacheco Pereira partiu para a Índia como capitão do navio Espírito Santo, um dos três da frota liderada por Afonso de Albuquerque. Em 1504, sobe no comando da defesa de Cochin, um protetorado português na Índia, de uma série de ataques entre março e julho de 1504 pelo governante Zamorin de Calicut. (ver Batalha de Cochin (1504)). Tendo apenas 150 portugueses e um pequeno número de auxiliares malabareses à sua disposição, Cochin foi largamente superado pelo exército zamorin de 60.000. No entanto, devido a um posicionamento inteligente, a um heroísmo individual e muita sorte, Duarte Pacheco resistiu com sucesso aos ataques por cinco meses, até que o humilhado Zamorin finalmente cedeu. O seu filho Lisuarte (ou Jusarte) participou na luta. Por suas façanhas na defesa de Cochin, Duarte Pacheco recebeu uma concessão de armas pelo Trimumpara Raja de Cochin, e cumprimentou com honra o Rei Manuel I de Portugal e festividades públicas após seu retorno a Lisboa em 1505.

Em 1508, Duarte Pacheco foi contratado pelo rei português para perseguir o soldado francês Mondragon, que estava entre os Açores e a costa portuguesa, onde atacaram os navios vindos da Índia Portuguesa. Duarte Pacheco localizou e encurralou Mondragon ao largo do Cabo Finisterre em 1509, derrotou-o e o capturou-o.

Mais tarde, enquanto governava São Jorge da Mina, foi difamado pelos seus inimigos na corte com acusações de roubo e corrupção. Posteriormente chamado para a capital e preso até ser exonerado pela Coroa sendo proclamado inocente, mas Duarte Pacheco perdeu o seu governo, a sua riqueza e a sua influência. Embora tenha sido absolvido, quando o rei João II de Portugal morreu e foi substituído, este não reconheceu o valor de Duarte Pacheco. Duarte Pacheco tinha servido o rei anterior como escudeiro, e tinha servido o rei Manuel apenas como um servo de alto escalão. Duarte Pacheco morreu sozinho e sem um tostão.

Segundo um de seus mais importantes biógrafos, o historiador português Joaquim Barradas de Carvalho, que viveu no exílio no Brasil na década de 1960, Duarte Pacheco era um génio comparável a Leonardo da Vinci. Com a antecipação de mais de dois séculos, o cosmografista foi responsável por calcular o valor do grau do arco meridiano com uma margem de erro de apenas 4%, quando o erro atual na época variou entre 7 e 15%.

Também foi sugerido que Duarte Pacheco Pereira possa ter descoberto as costas do Maranhão, Pará e Ilha do Marajó e a foz do Rio Amazonas em 1498, precedendo os possíveis desembarques das expedições de Amerigo Vespucci em 1499, de Vicente Yáñez Pinzon, em janeiro de 1500, e de Diego de Lepe, em fevereiro de 1500; e a expedição do Cabral em abril de 1500, tornando-o o primeiro explorador europeu conhecido do Brasil atual. Esta afirmação é baseada em interpretações do manuscrito cifrado Esmeraldo de Situ Orbis, escrito por Duarte Pacheco Pereira.

Casamento e descendentes

Casou-se com Antónia de Albuquerque, filha de Jorge Garcês e da esposa Isabel de Albuquerque Galvão, única filha de Duarte Galvão pela primeira esposa Catarina de Sousa e Albuquerque, e teve oito filhos:

- João Fernandes Pacheco, que se casou com Dona Maria da Silva, sem problemas e teve uma filha bastarda casada com problema

-  Jerónimo Pacheco, que morreu solteiro e sem problema em Tânger

- Maria de Albuquerque, casada com João da Silva, Alcaide-Mór de Soure, teve uma filha casada e com problemas

- Isabel de Albuquerque

- Garcia Pacheco

- Gaspar Pacheco

- Duarte Pacheco

- Lisuarte Pacheco, um filho bastardo de acordo com os registros. Lisuarte foi criado e treinado por seu pai como escudeiro, e dominou várias armas antes de ser condecorado aos 20 anos. Ele era um homem forte com uma construção rouca que era conhecido pelo uso de uma grande Espada Broadsword. Ele era famoso por suas façanhas na Índia, ou seja, a batalha de Cochin enquanto estava sob o comando de seu pai. Durante uma batalha terrestre em Cochin, ele havia carregado à frente de uma unidade portuguesa sob o comando de seu pai, empurrando-se para as fileiras das 10.000 tropas zamorinas, ele não só sobreviveu sem um arranhão, mas foi encontrado com várias tropas inimigas mortas e membros decepados ao seu redor, incluindo um inimigo que foi mesmo cortado ao meio. Lisuarte lutou continua guerras em torno de alvos comerciais portugueses depois que Cochin, mais tarde comandando um navio contra a frota egípcia na Batalha de Diu e foi gravemente ferido. Sua última campanha em 1510 acabou sendo um massacre das tropas portuguesas depois que o comandante subestimou os nativos locais e tentou saquear a cidade, Lisuarte caiu em batalha após ser baleado com uma flecha entre seu templo e o pescoço, morrendo aos 30 anos. Informações sobre qualquer possível casamento ou filhos são desconhecidas. Seu pai o nomeou em homenagem ao personagem Rei Lisuart das histórias de Amadis de Gaula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (938.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com