TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha-O Que é História ?Vavy Pacheco

Ensaios: Resenha-O Que é História ?Vavy Pacheco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  2.552 Visualizações

Página 1 de 3

A erudição,a razão e o progresso na história.

Durante o renascimento,a cultura européia ocidental,desprezando os dez séculos medievais,procura retomar a Antiguidade Greco-romana,seus valores,sua arte.etc.

Do século XVI ao XIX se multiplicam as técnicas para reunir,preparar e criticar toda essa documentação,que fornece os dados e os elementos para a interpretação histórica.Esse conjunto de técnicas se aperfeiçoa constantemente nesse período e vai auxiliar a historia(seu conjunto se constitui erudição).

No século XVIII surge o iluminismo,corrente filosófica que procura mostrar a historia como sendo o desenvolvimento linear progressivo e ininterrupto da razão humana.A parti daí não são mais os teólogos que estão no comando dessa explicação,mas sim os filósofos.

Para compreender a história de cada nação,preocupação geral do século,os historiadores voltam ao passado,procurando caracterizar o espírito de cada povo;esse espírito é que explica para eles sua situação e sua maneira de ser.

O positivismo como filosofia surge ligado as transformações da sociedade européia ocidental,na sua industrialização.A historia escrita pelos historiadores positivistas é uma sucessão de acontecimentos isolados,relatando sobretudo os feitos políticos de grandes heróis,os problemas dinásticos,as batalhas,os tratados diplomáticos,etc.

Já na nova sociedade do século XIX aparece uma corrente filosófica,o idealismo alemão que vai acarretar em grandes conseqüências para a história.Onde Hegel seu maior nome supera o racionalismo que endeusa a razão,como a verdade absoluta que explica tudo,mostrando que o conhecimento não e absoluto,esse idealismo de Hegel é uma concepção que mostra a primazia fundamental das idéias do homem em relação à realidade e ao desenvolvimento do processo histórico.

O materialismo histórico e a história acadêmica.

Karl Marx e Friendrich Engels ambos se destacam como principais críticos do capitalismo como forma de organização da sociedade,elaborando uma nova concepção do mundo (materialismo dialético) onde apresentam propostas para sua transformação.Seu método aplicado a historia é o materialismo histórico que mostra que os homens para sobreviver,precisam transformar a natureza,o mundo em que vivem.

Para eles a historia é um processo dinâmico,dialético,no qual cada realidade social traz dentro de si o principio de sua própria contradição,o que gera a transformação constante na historia.A realidade não é estática, mas dialética, ou seja, está em transformação pelas suas contradições internas.

No processo histórico essas contradições são geradas pela luta entre as diferentes classe sócias.Ao chamar atenção para a sociedade como um todo, para sua organização em classes,para o condicionamento dos indivíduos à classe a que pertencem, esses autores também exercem uma influencia decisiva nas formas posteriores de se escrever a história.

Os grandes legados de Marx e Engels para a História são a contribuição para a analise do capitalismo e a introdução do novo método de analise da realidade.

Na Europa as primeiras universidades datam no século XIII,mas e somente a parti do século XIX que o conhecimento histórico passa a ter uma presença especifica em seus currículos.Daí

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com