TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia do Museu Bom Bosco

Por:   •  18/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DE VISITA

Acompanhados dos demais colegas de classe fomos apresentados ao monitor que coordenaria a visita técnica ao museu. Dessa forma o mesmo foi orientando a visita de acordo com os seguintes itens.

Histórico do MCDB

O Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB, localizado em Campo Grande no Estado do Mato Grosso do Sul-MS, possui um acervo importante que engloba as coleções de Arqueologia, Etnologia, Mineralogia, Paleontologia e Zoologia. O Museu Dom Bosco foi fundado pela Missão Salesiana de Mato Grosso, com o principal objetivo de preservar a cultura material dos povos indígenas com os quais os missionários mantinham contato desde sua chegada a Mato Grosso em 1894.

O Museu foi oficialmente inaugurado no dia 27 de outubro de 1951, na cidade de Campo Grande, no então estado de Mato Grosso, com o nome Museu Regional Dom Bosco, na época localizado no Colégio que leva o nome do fundador da ordem dos Salesianos.

No ano de 1976 o acervo constituído foi transferido para o prédio Pia Lame na Rua Barão do Rio Branco e com uma nova denominação: Museu Dom Bosco, que ficou conhecido popularmente em Mato Grosso do Sul, mais especificamente na capital, Campo Grande, como Museu do Índio. O João Falco contribuiu de forma fundamental para o desenvolvimento e ampliação do Museu foi que reorganizou e ampliou o acervo durante os 20 anos em que dirigiu a instituição, deixando vago o cargo depois de sua morte, em 1996. No período entre 1951 e 1996, o Museu esteve sob responsabilidade da Missão Salesiana de Mato Grosso-MSMT e, a partir de 1997, passa a ser administrado pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB.

No ano de 2005, o Museu foi transferido de seu prédio no centro da cidade para um novo espaço, localizado dentro do parque urbano denominado “Parque das Nações Indígenas”, tendo sua área expositiva ampliada para, aproximadamente, 3.000m2.

O Museu das Culturas Dom Bosco-MCDB é um ponto de referência no estado de Mato Grosso do Sul por conta de seu empenho na divulgação e proteção do patrimônio cultural e natural.

Instalações e setores do MCDB

A estrutura física do MCDB consta de dois espaços expositivos, um permanente e um temporário; um hall de entrada, com rampa de acesso para portadores de necessidades especiais; um auditório; além de cinco banheiros, sendo dois para uso privativo dos funcionários, um para cadeirantes e os outros dois para visitantes; loja; recepção e guarda-volumes.

O Museu das Culturas Dom Bosco está ligado à Universidade Católica Dom Bosco, portanto caracteriza-se como museu universitário e como tal precisa ter uma atuação profícua na área de pesquisa e produção de conhecimento científico. Acadêmicos e professores, museu e universidade abrem-se aos trabalhos de caráter didático e pedagógico junto às comunidades escolares que visitam o MCDB. Assim, o funcionamento interno do Museu das Culturas Dom Bosco passou a seguir uma estrutura organizacional que envolve não só setores do próprio Museu, como também da Universidade Católica Dom Bosco. O organograma abaixo resume a organização funcional do Museu das Culturas Dom Bosco.

[pic 1]

Fonte: http://www.mcdb.org.br/estrutura.php

Coleções e relações com a região centro oeste

No decorrer de sua história as coleções do Museu das Culturas Dom Bosco foram sendo diversificadas e, atualmente, seu acervo conta com aproximadamente 43.941 peças englobando as seguintes as coleções: Arqueologia (458 objetos); Etnografia (cerca de 10.000 objetos e fotos das etnias indígenas Bororo, Xavante, Karajá, Moro, Povos do Rio Uaupés e de Mato Grosso do Sul); Paleontologia (2.700 objetos); Mineralogia (783 minerais); e Zoologia (cerca de 30.000 espécies, entre moluscos, insetos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos);.

As coleções possuem valores distintos do ponto de vista do conhecimento humano: os acervos das Ciências Humanas têm um caráter científico, histórico e documental, ate porque o acervo existente no museu abrange coleções que podem ser ou já foram encontradas na região centro- oeste, não está apenas focado nas culturas do estado mas de toda uma região. Enquanto as Ciências Naturais possuem um aspecto didático e quantitativo (insetos, conchas, minerais e paleontologia, objetivo despertar a consciência dos alunos quanto à importância da ecologia e do meio ambiente e o papel do museu diante da problemática levantada por estas áreas de estudos, por meio de atividades que possibilitam a interação dos estudantes com questões ambientais de forma pedagógica.

 Multiculturaridade e biodiversidade

O caráter científico e didático do Museu das Culturas Dom Bosco possibilita o conhecimento sobre o modo de vida de outras civilizações por meio dos objetos que atuam como testemunhos de ações das sociedades precursoras em relação a trajetória do homem no planeta. Enfim, o papel das coleções existentes em um museu vai além de sua mera exposição para visitação e deleite do público. Sua atuação também está presente no campo pedagógico e informático. Muitas vezes a compreensão por parte dos visitantes que vão aos museus não ocorre de forma clara e objetiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com