TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 5

A Festa de Santo Antônio: Tradição Cultural Religiosa Barrense

Alexsandra dos Santos Goiana

Este trabalho procura expressar a importância da festa de Santo Antônio para a cidade de Barro- Ceará, de teor religioso, esta festa é efetivada para homenagear o padroeiro da cidade, organizada todos os anos pela Igreja Católica e pela comunidade, começa no dia 31 de maio   e vai até dia 13 de junho. A mesma é realizada na Praça da Igreja no âmbito central da cidade.

A festa de Santo Antônio é uma festa que existe desde 1962, uma década depois da cidade ser emancipada em 1952, organizada há 53 anos pela Paróquia Santo Antônio com uma duração de duas semanas. O atual responsável pela paróquia é o Padre Arnaldo.

O evento religioso se inicia com a novena, no dia 31 de maio e se encerra no dia 13 de junho, culminando com missas dentro da Igreja (foto 01), procissão (foto 02), queimas de fogos e cafés comunitários (foto03). As barraquinhas (foto 04) também estão presentes na festa, mantendo essa rica e típica tradição do interior cearense.

Durante a festa de Santo Antônio a Praça da Igreja é tomada por dezenas e dezenas de pessoas em circulação, barracas comercializam comidas típicas da região, bebidas sem álcool são vendidas, pessoas vestem camisas com a imagem de Santo Antônio, há apresentação cultural como; voz e violão para o público em palco armado (foto 05), apresentação de quadrilha, conta ainda com o parque de diversões instalado para atrair o público de jovens e crianças, a festa cativa todo público desde as crianças até os senhores da terceira idade, pois à atrativos para todos. A ornamentação é feita em estilo junino ao redor do templo espalham-se bandeirolas coloridas, a recepção após a missa é feita na Praça da Igreja onde se colocam mesas e cadeiras para que se comercializem comidas e bebidas sem álcool, além disso, é realizado o leilão para arrecadação de dinheiro para a igreja. Padre Arnaldo explica o que acontece durante a festa religiosa;[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Sagrado e Profano

A festa em homenagem ao padroeiro da cidade virou tradição e cultura. Cabe ressaltar que a cerimônia possui fins lucrativos para a Igreja, nos leilões vendem-se pratos com valor altíssimo, a maioria das pessoas que arrematam tem certo poder aquisitivo, ou seja, no dia do leilão várias mesas ficam ocupadas com a alta sociedade e nesse dia ouve-se pouco a voz de pessoas da classe baixa ou média. Priore afirma que muitas vezes o sagrado e o profano andam juntos nas festas religiosas “Espaço de múltiplas trocas de olhares, de tantas leituras e de tantas funções políticas e religiosas, a festa e o seu calendário transformaram-se [...] na ponte simbólica entre o mundo profano e o mundo sagrado”. (DEL PRIORE, 1994, p.27).

Quando se descreve toda a festa, o profano (dança, forró, leilão) no sagrado é perceptível, porém nem todos veem com o mesmo olhar. A comunidade católica concorda em transformar o templo em um mercado, passam a vender tudo mais caro, porém se a festa é Santa, não deveria ser ao contrário ao invés de vender ofertar? Após a celebração religiosa, segue-se uma comemoração profana que inclui música, comida e diversão. Discutir elementos como sagrado e profano é conflitante no Brasil visto que é um país mestiço. O profano interage com o sagrado devido os elementos da festa, dessa forma identificamos a devoção e diversão.

Porém os membros e participantes da organização da festa acreditam que a função do leilão durante a festa do padroeiro é apenas uma forma de ajudar a Paróquia, de manter a Igreja, de edificar o reino de Deus e não julgam como profano. Podemos percebe isso na fala já citada do Padre Arnaldo quando ele diz isso é “normal” atribuindo o ato do comércio a cultura do povo. Essa ramificação profana segundo os membros da Igreja Padre Arnaldo e Dona Leidinha servem para ajudar a Igreja, e sem essa arrecadação de dinheiro é complicado manter os gastos da paróquia. O que se percebe através desta analise é que ambos divergem em seus significados, mas na dialética da vida permanecem em uma dualidade harmônica.

A organização da festa do Padroeiro

A organização é algo bem trabalhoso, são realizadas com antecedência reuniões que tem o objetivo de dividir as tarefas entre os membros da Igreja, no intuito de sair tudo dentro dos conformes e não deixar trabalho pesado para nenhum dos membros.  As comidas típicas são adquiridas por meio de doações, e quem trabalha vendendo a mesma também é sem intenção de receber pagamento, geralmente as ofertas são feitas pelas mesmas famílias que costumam ajudar todos os anos. Segundo o coordenador de liturgia Rodrigo: [pic 4]

[pic 5]

Todos os ajudantes da festa são movidos pela fé e acreditam que estão agradando ao Santíssimo. Maria Leide Araújo de Souza, de 70 anos, conhecida popularmente como Dona Leidinha afirma “Eu realizo doações por que... Deus nos dar e nós também temos que retribuir pra ele, no zelo pela casa de Deus... porque a oração sem ação nada vale né?”.

As manifestações culturais possuem valores e costumes fixados pela sociedade, a festa de Santo Antônio enraizou o hábito tradicional de fazer o bolo de Santo Antônio ( foto 06) para comercializar, nele são depositados diversos anéis, o protetor da vida amorosa o santo franciscano fica encarregado de providenciar o casamento para aquele fiel que recebeu sua fatia com a aliança, segundo a tradição encontrar o anel é sinal de casamento e isso deixa os jovens animados e ansiosos pelo pedaço de bolo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (812.3 Kb)   docx (475.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com