TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História

Por:   •  8/5/2015  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Guarulhos

Turismo

Alisson Santana Dias                                                 RA 8097840352

História: Conceitos; Relação com cultura; Por que estudar história?; Relação de História com Turismo.

Mônica Ferreira de Araújo

História Geral

Guarulhos, 06 de março de 2015.

História

Conceito

História é a ciência humana que tem como objetivo estudar e analisar o desenvolvimento do homem ao longo do tempo analisando processos históricos, personalidades, fatos e acontecimentos com o objetivo de compreender um período histórico, uma cultura ou uma civilização resgatando características culturais de determinados povos para entender seu desenvolvimento.

História e Cultura

Cultura pode ser definida como um conjunto de manifestações comportamentais e sociais de um determinado grupo, tais como: religião, crenças, hábitos, costumes, expressões artísticas (música, dança, teatro, etc.), língua, pensamentos, entre outros. E como a cultura é esse conjunto de manifestações dentro de uma sociedade, ela acaba por fazer parte da história, que acaba exercendo influência sobre a cultura, e essa é a relação entre as duas, a história também serve para entender a cultura do ser humano antigo, atual e futuro.

Por que estudar história?

Estudar história é muito importante para se entender o presente através do passado e seus acontecimentos, para compreender a sociedade e sua evolução e para que  o ser humano se descobrir como papel essencial na história, contribuindo para a transformação da realidade social em que está inserido.

De acordo com Laura de Mello e Souza, professora de História Moderna da Universidade de São Paulo, a história é uma forma de conhecimento essencial para o entendimento de tudo que se refere ao que somos atualmente e estudar história é muito relevante para o ser humano exercer a cidadania, pois conhecer o passado distante ou recente é necessário para refletir sobre o destino e tomar decisões.

História e Turismo

Por que estudar história no curso?

        Pode – se notar que a história tem colaborado de forma significativa com o turismo, sendo utilizada como base de muitos dos segmentos turísticos (turismo cultural, por exemplo) e o turismo tem se tornado muito importante para a preservação e conservação da história. Podemos exemplificar isso através das diversas cidades no mundo que se ligam exclusivamente ao turismo para gerar economia, e precisam manter sua história e patrimônios preservados. E por isso se é importante estudar história em turismo.

Referências Bibliográficas

Conceito de História e Seu Estudo.

Disponível em <http://www.suapesquisa.com/historia/conceito_historia.htm>

Cultura.

Disponível em < http://www.suapesquisa.com/o_que_e/cultura.htm>

Por que estudar História? - Laura de Mello e Souza em 9 de abril de 2012.

Disponível em < http://afolhadogragoata.blogspot.com.br/2012/04/por-que-estudar-historia-laura-de-mello_09.html>

A História e o Turismo – Paulo Rogerio Bizzotto de Carvalho

Disponível em < http://www.revistaturismo.com.br/artigos/historia.html>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com