TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

A Guerra Fria

Após a II Guerra Mundial, o mundo se dividiu em dois: Capitalismo (EUA) e Socialismo (URSS). Não houve Guerra, mas marcou o mundo todo no caráter politico, militar e ideológico. O enfraquecimento das potencias Europeias e a derrota da Alemanha fez a URSS ganhar uma grande posição em todo o mundo.                                                                                                                Os primeiros marcos da Guerra Fria

Em 1947, teve o inicio da Doutrina Truman, considerada o início da Guerra Fria, que foi aplicada pelos EUA contra a expansão socialista. O primeiro ato foi o Plano Marshall, que se tratava de um apoio financeiro dos EUA aos países europeus após a II Guerra, evitando o declínio do capitalismo na Europa, tornando os países dependentes dos EUA, e principalmente impedindo o avanço do socialismo. Enquanto isso a URSS criava a COMECON, ajuda econômica a países socialista e Komiform, modelo politico aos socialistas. Essas tensões caíram sob a Alemanha, que estava dividida após a II Guerra, ciando a República Federal Alemã e a Democrática Alemã, gerando a construção do Muro de Berlim em 1961. Em 1949 é criada a OTAN, uma aliança militar e politica entre vários países capitalistas. Em 1948 é criado o Benelux, e em 1957 o CEE (Comunidade Econômica Europeia). Contra isso, a URSS cria o Pacto de Varsóvia, em 1955.

Estados Unidos e URSS nos primeiros tempos da Guerra Fria

Os EUA estavam sob presidência de Harry Truman, e neste período o Senados Joseph McCarthy conseguiu muita importância, pois fez propostas e a famosa “caça as bruxas”, onde qualquer um, desde jornalistas até cientistas que fosse suspeito de participação socialista era morto. Já na URSS, o governo era de Stalin, em que teve um grande avanço bélico (bomba atômica), isso gerou a corridaarmamentista.                                                                                       Com a vitória do socialismo na China, houve ainda mais rivalidade entre as duas potencias. Mas a partir de 1953, houve uma pequena dispersão, causada pela morte de Stalin, perca da dependência dos países europeus, ruptura de governos socialistas, China se tornou Comunista, entre outros, que atingiu os doispaíses.                                                                                                         Na URSS quem assume o poder é Nikita Khrushchev, diminuindo as influencias de Stalin, e nos EUA, após o período de Truman, Dwight D. Eisenhower é quem assume, diminuindo a perseguição às pessoas suspeitas de socialismo. Com isso passou a existir a fase chamada Coexistência Pacífica. Embora pacífica, não deixou de existir “competições”, e a que mais se destaca é a disputa tecnológica, que a URSS consegue vencer lançando o satélite Sputnik e fazendo o primeiro voo espacial tripulado. Neste mesmo período alguns países com o socialismo implantado, começam a se revoltar como a Iugoslávia e a Hungria.

A descolonização afro-asiática

Com o fim da guerra, várias nações se tornaram independentes, mas outros problemas foram gerados, que foram tratados na Conferência de Bandung, na Indonésia, sem a participação das superpotências, e criando o conceito de Terceiro Mundo. 

Índia (1947): Colônia da Inglaterra desde o sec. XIX. País com muita diversidade étnica e religiosa era difícil fazer a união com a independência. Se destacando, está Gandhi, com a luta sem violência aos ingleses, como exemplo o boicote do sal. Enfraquecida, concede a independência em 1947. As diferenças presentes no país deram origem ao Paquistão (muçulmanos) e ao Sri Lanka (budistas), sendo a Índia de maioria hindu.

Sudeste Asiático: Em 1949, a Indonésia consegue a independência, e adota um regime fechado e autoritário, com o General Ahmed Sukarno, mas com apoio ocidental o General Suharto assume o poder em 1965, abrindo o país e adotando uma postura expansionista. No caso da Indochina, que passou por poderes Franceses e Japoneses. Em 1953, os franceses são derrotados e convocam a Conferência de Genebra pra declarar independência ao Vietnã, Laos e Camboja, mas os Estados Unidos interveem, com ações que causam a Guerra do Vietnã. Outro país independente que teve vários conflitos foi o Camboja, que sofreu repressões dos EUA, e depois ficou sob o governo de Pol Pot, que aplicou um governo sanguinário, diminuindo a população a metade e priorizando a agricultura. E por fim o Laos que após conflitos e a intervenção americana, se instalou a Republica Democrática Popular do Laos, de orientação socialista.

Argélia: Lutava pela independência com a França por muito tempo, conseguindo-a em 1062, após 10 anos de conflito. Em 1965, o presidente sofre um golpe militar pró-soviético, mas em 1978, retorna ao poder um governo capitalista se aproximando dos EUA e da França. Entre 1992 e 1995 houve a ditadura militar com controle do FIS.

Congo: Era uma colônia belga, que consegue a independência em 1960, mas a Bélgica não fica satisfeita e começa os conflitos no país. O presidente busca apoio com os EUA e o primeiro-ministro com a URSS, gerando vários conflitos. Em 1965, Lumumba assume o poder e implanta uma ditadura pessoal, mas incapaz de acabar com os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com