TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História – Introdução aos Estudos Históricos

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Santa Catarina                                                                

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

História – Introdução aos Estudos Históricos

Prof. Paulo Pinheiro Machado

Vinicius Lottin

GINZBURG, Carlo. Documento/Monumento. In: ______. Lorenzo Valla e a doação de Constantino. p. 64-79.

p. 64 - 67

A veracidade da doação de Constantino foi, por muito tempo, discutida. Papa Silvestre, que teria curado o imperador Constantino de lepra, recebera um terço do Império como presente. Dante Alighieri está entre os que acreditam na autenticidade da doação, enquanto alguns juristas medievais a declaram ilegítima.

p. 68 - 71

Para Cantimori, retórica é “a fé sincera, não elaborada profundamente e, ainda, ingênua e grosseira [...]: em suma: a ideologia”, enquanto para Kristeller, o vínculo da tradição retórica ocidental com os humanistas era de muito prestígio.

p. 72 - 75

Valla mostra uma certa empolgação com o professor de retórica latino Quintiliano, mas o mesmo não apresenta certa originalidade, baseando-se muito de seus pensamentos em filósofos gregos. Entretanto, Quintiliano foi um notável orador que influenciou muito Lorenzo Valla. No que diz respeito à teórica nos pensamentos de Aristóteles, foi ele quem conservou e propagou. Apesar disso, Valla discordava veementemente da filosofia de Aristóteles, não deixando de criticá-lo em sua obra “Os feitos de Fernando, rei de Aragão”.

p. 76 - 79

A vida intelectual foi favorecida pelo latim assim como a moeda favoreceu as trocas comerciais. Com a queda do Império Romano, apenas a Europa manteve o latim, transformando-o em uma língua sagrada e burocrática, enquanto em suas partes na Ásia e África, a língua foi deixada de lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com