TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do brasil e do parana

Por:   •  11/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.079 Palavras (21 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 2]

MÓDULO:

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Muitos fatores contribuíram para que Portugal fosse o grande pioneiro na expansão marítima, a partir do século XIII. Cite e explique pelo menos cinco desses fatores.

 A monarquia portuguesa desejava fortalecer seu poder e construir um império. Para isso, seria necessário conquistar novas terras e controlar uma grande rede comercial.  

 A nobreza vislumbrava na expansão territorial uma oportunidade para conquistar terras, riqueza, títulos e prestígio.

 A Igreja estava interessada em expandir a fé católica e aumentar o número de fiéis.  A burguesia via no contato com outros povos o aumento das atividades comerciais e os lucros.  

Para o povo as navegações abriam possibilidades de trabalho, de ascensão social, de aventuras e enriquecimento rápido.  

  1. No século XV, Portugal prosseguiu sua expansão pelos caminhos da África, como as ilhas da Madeira (1419) e dos Açores (1432). Argumente sobre as atividades praticadas nessas novas terras e quais os resultados obtidos.

Nestas novas terras os portugueses adquiriram enorme experiência colonizadora, utilizaram à mão de obra escrava dos habitantes das ilhas, os portugueses estabeleceram ali uma lucrativa produção açucareira. Os portugueses constituíram uma serie de feitorias ou seja postos comerciais fortificados cuja finalidade era estocar mercadorias e proteger o comercio de escravos para a Europa.  Estabeleceram relações comerciais com os chefes africanos, a fim de obter ouro, marfim e, principalmente, escravos. Os navegadores portugueses tinham por objetivo alcançar as Índias contornando o sul africano.

  1. Pesquise, em outras fontes, e disserte sobre o período pré-colonial (1500-1530).  
  1. Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Como se deu o encontro dessas duas culturas?  Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo e outras publicações.

        Os portugueses ao chegar nas terras brasileiras ficaram maravilhados com a figura do índio, como nos  mostra na carta de Pero Vaz de Caminha. ‘’A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem caso de encobrir ou deixar de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência (...). Neste dia vimos mais de perto e mais a nossa vontade, por andarmos quase misturados: uns andavam quartejados daquelas tinturas, (...) os beiços furados, (...) rapados até por cima das orelhas (...). Seus corpos são tão limpos e tão gordos e tão formosos e não pode ser mais.

  1. Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

A Inconfidência Mineira tinha como objetivo a independência do Brasil inteiro e seus lutadores eram a elite e seu alvo a Coroa Portuguesa, defendiam a implantação da republica; liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior; liberdade e igualdade entre as pessoas assim sendo eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão; instalação de universidade; reforma do exercito e criação de uma fabrica de pólvora.

A Conjuração Baiana foi considerada uma revolta das elites, os quais tinham por objetivos: proclamar a república o fim da escravidão, liberdade de comercio internacional, a igualdade social. As agitações que aconteceram por populares em meados de1778 não foram apoiadas pelo governo, o qual mandou prender os conspiradores.

  1. Em que consistiu o Bloqueio Continental determinado por Napoleão Bonaparte e qual sua relação com a vinda da família real para o Brasil?

        Após assumir o poder da franca dando logo após inicio à política de expansão territorial, conquistou grande parte das nações europeias, o Bloqueio Continental foi decretado em 1806 como uma tentativa de enfraquecer os britânicos; por manterem uma antiga aliança com os ingleses de quem dependiam economicamente, a Inglaterra fornecia alem de empréstimos, produtos industrializados para Portugal, e suas colônias e ainda fornecia também proteção militar, tais compromissos pesaram sobre a decisão à adesão sobre o Bloqueio Continental, pois favoreciam os britânicos, com situação delicada por depender da economia da Inglaterra, se rompesse iria a falência, caso não rompesse sofreria a invasão francesa. Diante de tais circunstancias a solução foi à transferência da família real para o Brasil em 22 de janeiro de 1808.

  1. Com a vinda da Família Real para o Brasil, em 22 de janeiro de 1808, quais foram os benefícios trazidos por João VI? Qual cidade foi mais beneficiada? Explique.

        Com a vinda da família real para o Brasil surgiu a criação da imprensa regia, com o surgimento do primeiro jornal brasileiro A GAZETA do Rio de Janeiro;

        Abriram-se portos para as nações amigas, permitindo o comercio entre países;

        Instalação de fabricas nas colônias o que antes era proibido;

        Academia real militar, biblioteca publica, jardim botânico, fundou-se escolas de ensino superior, criou-se o Banco Do Brasil e a casa da moeda;

A cidade mais beneficiada foi o Rio de Janeiro.

  1. Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?

       Primeiro Reinado (1822-1831)

 Foram muitas as dificuldades para consolidar a independência e manter a unidade do país. O primeiro ato político de destaque foi a convocação da Assembléia Constituinte eleita no inicio de 1823, fracassada pó causa de uma forte divergência entre deputados brasileiros e soberanos que exigia um poder pessoal superior.

D. Pedro I foi obrigado a abandonar o trono em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara que tinha apenas 5 (cinco) anos de idade a qual não poderia governar, com isso adotou-se o sistema de regências para administrar temporariamente o Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (338.4 Kb)   docx (94.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com