TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE FONTES HISTÓRICAS: A IMAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO ESTUDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Por:   •  26/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.709 Palavras (15 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

história

josé carlos costa dos santos

O USO DE FONTES HISTÓRICAS: A IMAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO ESTUDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

 

[pic 2]

Ibaiti

2014

josé carlos costa dos santos

O USO DE FONTES HISTÓRICAS: A IMAGEM COMO FERRAMENTA DE ENSINO NO ESTUDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

Trabalho apresentado como requisito à obtenção do grau de licenciado em História  pela Universidade Norte do Paraná

Prof orientadores.: Cyntia Simioni França e Julho Zamariam.

[pic 3]

Ibaiti

2014

1 INTRODUÇÃO

O ponto de partida deste estudo se deu a partir do reconhecimento da importância do uso de fontes históricas como mediadores do conhecimento entre professores e alunos no processo de ensino aprendizagem.  Este tema possui grande relevância na medida em que se sabe que as fontes históricas são importantes ferramentas de aprendizagem no processo de construção do conhecimento histórico.

Diante disso, este estudo tem como objetivo trazer algumas reflexões  sobre o uso de fontes históricas, sua importância e contribuições no processo de ensino e aprendizagem.  Bem como trabalhar com o uso de imagens no ensino da Segunda Guerra Mundial.

Assim sendo, este Projeto de Ensino é composto por um referencial teórico sobre o tema, bem como um Projeto de Ensino sobre o uso de imagens como ferramenta de ensino no estudo da Segunda Guerra Mundial.

PALAVRAS-CHAVES: Fontes Históricas; Uso de Imagens; Segunda Guerra Mundial.

2 O USO DE FONTES HISTÓRICAS: SUA IMPORTANCIA E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO e APRENDIZAGEM.

Na atualidade muitos estudiosos estão trazendo reflexões sobre o uso das fontes históricas em sala de aula, pois se entende que estas são importantes ferramentas de aprendizagem. Assim sendo, o estudo sobre uso de fontes históricas é uma temática considerada pertinente ao se pensar no ensino da disciplina de História nos dias atuais.

 Portanto a relevância do Tema fica clara, uma vez que trará o conhecimento necessário para que se desenvolva um trabalho significativo no dia a dia de sala de aula com ensino da disciplina de História, pois, se faz necessário que o docente ao entrar em sala disponha de recursos didáticos significativos, para que assim alcance uma aprendizagem com qualidade.  Neste sentido, ao ministrar aulas de História, é de grande relevância que se domine os métodos de utilização de fontes históricas no processo de ensino e aprendizagem escolar.

Deste modo, para professor desta disciplina é relevante conhecer e ter clareza sobre o uso de fontes no processo de ensino aprendizagem, para que o mesmo utilize-se das fontes de forma correta e assim alcance resultados satisfatório no processo de construção de conhecimento histórico escolar.

Assim sendo, sabe-se que no ensino de História é necessário mostrar aos alunos como a história é construída pelos historiadores, e neste contexto entende-se que as fontes históricas são fundamentais para que tal objetivo seja alcançado.  De acordo com XAVIER (2009, p.641):

Neste sentido, o professor atendendo a função cognitiva da aprendizagem do aluno pode transformar essas fontes em ferramentas para demonstrar ao aluno de forma didática         que a história é feita de Vestígios deixados pelos homens do passado e que se constituem no material com o qual o historiador vai utilizar para compreensão de como determinada sociedade se estabelecem em determinados tempos/espaços.

Neste contexto fica claro na fala da autora qual deve ser o objetivo da  utilização de fontes históricas no processo de ensino escolar, onde a mesma demonstra a real necessidade de levar aos educandos a compreensão de como a história é construída pelos historiadores.

Deste modo, sabe-se que nos dias de hoje os professores de história , contam com uma infinidade de fontes históricas para usar em suas respectivas aulas. Mas nem sempre foi assim, pois no passado não tão remoto só se configurava como fontes históricas documentos oficiais, isso fica explicito na fala de JANOTTI (2005, p.11) que diz:

Desde metade do século XIX quando a História se estabelece como disciplina acadêmica, métodos rigorosos de análises foram impostos, privilegiando o documento escrito oficial, pautando-se na autenticidade documento, tendo este como “relator da verdade”, do fato histórico em si [...].

No entanto o tempo passou, e a partir das mudanças inovações realizadas pela Escola dos Annales em meado do século XX aumentou as possibilidades de uso de diversos tipos de materiais como fontes históricas.

Antes de nos aprofundarmos neste tema é necessário termos em mente o que são as fontes históricas, bem como a sua importância no processo de construção do conhecimento histórico.  Segundo FRANÇA (2009, p.76) “fontes históricas são todos os vestígios deixados pelas sociedades e que comprovam as relações humanas”.  E de acordo com PINSK (2005, p.7) “ As fontes históricas são o material o qual os historiadores se apropriam por meio de abordagens específicas, métodos diferentes, técnicas variadas para tecerem seus discursos históricos”.

Portanto, a partir das definições dadas pelos autores, entende-se que o campo das fontes é enorme, e as mesmas são fundamentais na construção do conhecimento histórico, na medida em que contribuem para a assimilação dos temas trabalhados em sala de aula pelos alunos.

As fontes devem ser usadas com o intuito de fazer com que os alunos percebam como a história é constituída. Estas fazem com que desperte o imaginário do educando, para que o mesmo entenda com clareza o tema que está sendo tratado em sala de aula.  

As fontes históricas são fundamentais no processo de ensino aprendizagem, fazendo com os educandos assimilem e construam o conhecimento histórico escolar de forma significativa.

Segundo FONSECA (2005, P.56):

As fontes históricas assumem um papel fundamental na prática do ensino de história, uma vez que são capazes de ajudar o aluno a fazer diferenciações, abstrações que entre outros aspectos é uma dificuldade quando tratamos de crianças e jovens em desenvolvimento cognitivo. No entanto, diversificar as fontes utilizadas em sala de aula tem sido o maior desafio dos professores na atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (538.2 Kb)   docx (773 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com