TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História e Memória: Perspectivas Socioculturais

Por:   •  6/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA

Jordana Cezar

Trabalho de Construção de Aprendizagem - TCA

I Etapa – Curso Historia

Nova Venécia ES

Maio– 2015

UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA

Jordana Cezar

Trabalho de Construção de Aprendizagem - TCA

Memória

Cursos de Licenciaturas - EAD online

Historia- Etapa I

TCA – Trabalho de Construção de Aprendizagem I

Nova Venécia ES

Maio– 2015

Agradecimentos

Agradeço a Deus por ter me proporcionado a chance de ingressar nesta universidade e por tornar todas as coisas possíveis.  Sei que cada passo que dou seguindo em frente em meus estudos é resultado da cooperação de cada funcionário e colegas da UNIUBE, agradeço especialmente a minha preceptora  Maria Orlande Zogaib Neves, que se mostra paciente e disposta sempre de forma generosa se doar aos alunos. Sei que com tantas pessoas dispostas a ajudar nesta caminhada, estou cada vez mais próxima da realização de um sonho.

Introdução

Nesta I Etapa do Curso de Licenciatura em Historia EAD da Universidade de Uberaba, apresento neste TCA sobre o tema “memória”.

Através dele, apresentarei os conhecimentos aqui estudados e aprendidos ao longo do início desta jornada, em cada disciplina estudada tentarei mostrar a importância e as ligações do tema “memória.”.

Através do tema apresentado proponho estabelecer ligações entre memoria e a matéria estuda nesta primeira etapa que estou cursando de Historia.

‘’ Ressalta-se que os debates sobre a relação entre história e memória são relevantes atualmente, pois envolvem os objetivos e fundamentos do trabalho histórico. Primeiramente, a memória não pode ser vista simplesmente como um processo parcial e limitado de lembrar fatos passados, de importância secundária para as ciências humanas. Trata-se da construção de referenciais sobre o passado e o presente de diferentes grupos sociais, embasados nas tradições e intimamente ligados a mudanças culturais. Em que pese a história não possuir mais a pretensão de estabelecer os fatos como realmente aconteceram, ainda persistem uma série de diferenças no que se refere a como considerar a memória para a construção de uma interpretação histórica. ’’

(http://www.historiaehistoria.com.br/)

Desenvolvimento

O trecho acima retirado do site Historia e-historia (História e Memória: Perspectivas Socioculturais) demonstra a ligação entre historia e memória em que o autor define que a memória é fundamental para que se tenham dados capazes de desenvolver uma interpretação perfeita sobre história.

‘’A memória é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. ’’(http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria)

 A luta dos seres humanos para sobreviver a condições de vidas extremamente agressivas, seu desenvolvimento para compor uma sociedade, suas civilizações, culturas, costumes, religião, economia, os dominadores e os dominados. Todo esse conhecimento sobre nossos ancestrais só é possível devido à memoria deixada por eles, contando sua historia seja em desenhos em paredes, em cerâmica, em construções, em sua forma de agricultura, ou ate mesmo por repassarem em forma de conto seus sofrimentos, marcas não deixadas em paredes ou em vasos de cerâmica, mas sua alma. Como é o caso dos povos escravizados por culturas dominantes, seja em guerras ou em ação de domínio, seja violência física ou psicológica, neste caso destacamos a chegada dos portugueses ao Brasil, fato qual nomearam de “descobrimento”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com