TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDÍGENAS NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL SOB OUTRAS PERSPECTIVAS ALÉM DAS APRESENTADAS EM LIVROS DIDÁTICOS

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

CAMPUS CUIABÁ - OCTAYDE JORGE DA SILVA

CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

DISCIPLINA: HISTÓRIA I

THIAGO MATOS SANTIAGO

INDÍGENAS NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL SOB OUTRAS PERSPECTIVAS ALÉM DAS APRESENTADAS EM LIVROS DIDÁTICOS

Cuiabá-MT

2017

THIAGO MATOS SANTIAGO

INDÍGENAS NA COLONIZAÇÃO DO BRASIL SOB OUTRAS PERSPECTIVAS ALÉM DAS APRESENTADAS EM LIVROS DIDÁTICOS

O trabalho é apresentado para avaliação parcial da disciplina de História I do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do IFMT Campus Cuiabá – Octayde Jorge da Silva.

Orientadora: Profa. Andrielly Leite.

Discente: Thiago Matos Santiago

Cuiabá-MT

2017

Sumário

INTRODUÇÃO 4

PRIMEIRA IMPRESSÃO DOS PORTUGUESES SOBRE OS INDÍOS 5

DESAVENÇA DE CULTURAS 5

COMO VIVIAM OS ÍNDIOS 6

ÍNDIOS E PORTUGUESES: ENCONTRO OU DESENCONTRO DE CULTURAS? 7

INDÍGENAS NO LIVRO DIDÁTICO E SUA INFLUÊNCIA 7

ÍNDIOS NA ATUALIDADE 7

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

A nossa história tem sido sempre descrita como a história da colonização, como a narrativa da transferência de pessoas, instituições e conhecimentos para um novo cenário, não-europeu, sobre o qual estas vieram a estabelecer um progressivo controle, dando origem ao marco territorial atual. Nesse relato as populações autóctones entraram sobretudo marcadas pelo acidental, pelo exótico e pelo passageiro, como se a existência de indígenas fosse algo inteiramente fortuito, um obstáculo que logo veio a ser superado e, com o passar do tempo, chegou a ser minimizado e quase inteiramente esquecido. As práticas e as representações que caracterizam a sociedade brasileira não podem ser compreendidas se não forem levadas em consideração as populações aqui estabelecidas, com suas formas de organização sociocultural e com a sua interveniência e controle sobre os recursos ambientais existentes. (OLIVEIRA & FREIRE, 2006).

No livro didático do ensino médio de Vainfas et al. (2010), vemos como são curtas as passagens que falam sobre a história dos nativos, o que é mostrado, é como os portugueses chegaram e fizeram seu porto e iniciaram a extração de Pau-brasil. No início a relação entre portugueses e indíos era pacífica, os nativos trocavam a madeira com os portugueses em troca de facas, espelhos, machados e algumas outras bugigangas, que os eram úteis. Depois de algum tempo, se torna mais viável para os portugueses a mão de obra escrava, e começam guerrear contra os Índios, para faze-los escravos, também houveram que morreram por doenças trazidas pelos colonizadores. Nada que cite a cultura indígena.

O objetivo deste trabalho é contrapor o livro didático de história, em questão do que se trata aos indígenas na colonização do Brasil de 1500 á 1600. Essa comparação será feita através de pesquisas de outros autores em relação a este assunto.

PRIMEIRA IMPRESSÃO DOS PORTUGUESES SOBRE OS INDÍOS

A primeira descrição da terra e de seus habitantes, realizada pelo escrivão Pero Vaz de Caminha em 1500, enfocou os índios de forma positiva, “comparando-os, velada ou abertamente, aos habitantes do Jardim do Éden (BETTENCOURT, 1992).

No primeiro contato entre as culturas, existe um certo respeito dos portugueses pelos indígenas, que são descritos pelos escritores que acompanhavam a expedição, fazendo muitos elogios sobre eles para a corte, este mesmo autor descreve que houve até um índio que foi enviado para a França, se tornando herdeiro de um nobre.

Mas também houveram alguns portugueses que viveram com os índios por vontade própria, diferente dos índios que foram levados, estes conseguindo algum respeito por serem de certa forma bons guerreiros, ou por possuirem técnicas que os índios desconheciam, resolviam viver por lá mesmo, muitas vezes se casando com a filha do chefe da tribo, e se tornando reconhecido pelos indígenas e pelos portugueses, segundo o livro didático analisado de Vainfas et al. (2010).

DESAVENÇA DE CULTURAS

Logo chegaram os católicos, com objetivo de tornar os índios cristãos. Desde o começo, os portugueses se sentiam superiores e inferiorizavam o modo de viver dos nativos, queriendo torná-los cristãos, impor-se como sendo o correto, sem o desejo de compreendê-los, foi o que aconteceu. Após conhecerem como eram tratados os escravos de guerra conquistados por batalhas entre tribos, os portugueses começaram repudiá-los. Por exemplo, onde já havia-se visto comerem carne humana? Isto, para os portugueses era inaceitável. Após isto, os indígenas passaram a serem vistos como brutos e selvagens.

Antes desta mudança de opinião, ambos conviviam pacificamente, os nativos negociavam pau-brasil com os portugueses em troca de ferramentas por eles desconhecidas, como espelhos e facas. Mas com as mudanças, associado a necessidade de os portugueses de conseguir escravos, iniciaram a exploração e caçada destes índios para obtenção de mão-de-obra.

COMO VIVIAM OS ÍNDIOS

Os nativos conhecido como Tupi da Ámerica portuguesa eram seres humanos que andavam nus, caçavam com arco e flechas, possuiam uma econômia somente de subsistência, homens faziam tarefas como caçar, guerrear, e as mulheres cuidavam de plantios, e das crianças, viviam em tribos, e idolatravam a natureza, sua religião, ou fé, vinha de seus antepassados, era a estes que eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com