TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A CONTEMPORANEIDADE

Casos: INTRODUÇÃO A CONTEMPORANEIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Na idade contemporânea todo esforço humano em acumular conhecimentos e riquezas concentrou-se em algumas regiões do mundo. As reações contra as desigualdades levaram a revoluções e tentativas de libertar os trabalhadores, que pouco tinha a perder. Os trabalhadores tomaram o centro das disputas políticas, econômicas e sociais e passaram a exigir sua parte na riqueza produzida.

Homens e mulheres conscientizaram-se, que promoveram revoltas, lutaram pela liberdade e foram alcançados pela globalização da informação. O advento da informática promete uma nova organização do trabalho no mundo e melhores condições de vida para todos.

A Revolução Francesa provocou profundas mudanças políticas e sociais. A passagem da burguesia à posição dominante foi uma das principais. A aliança entre os reis e a burguesia, estabelecida durante o inicio do Estado moderno e consolidada nos séculos XVI e XVII, foi derrubada quando o absolutismo passou a constituir obstáculo para os burgueses atingirem plenamente o poder político.

Esse processo revolucionário provocou mudanças estruturais nas sociedades do Ocidente e seus efeitos foram sentidos por todo o século XIX. Na Revolução Francesa aconteceu a luta entre duas sociedades antagônicas, de dois sistemas de Estado, o absolutista e o liberal.

A Idade Contemporânea compreende o espaço de tempo que vai da revolução francesa aos nossos dias. A Contemporaneidade está marcada de maneira geral, pelo desenvolvimento e consolidação do regime capitalista no ocidente e, consequentemente pelas disputas das grandes potências europeias por territórios, matérias-primas e mercados consumidores.

A contemporaneidade compreende os tempos recentes, ou seja, dos últimos vinte anos, e podemos chamar de marco desta época o desenvolvinemto da globalização. Ela é definida basicamente como estabelecimento de uma rede de informações à distância e de fluxo contínuo, tendo como suporte a tecnologia avançada da informação, a informática, que organiza a vida econômica, política e social, segundo uma ordem mundial.

Quando nos referimos ao avanço nas comunicações, percebemos que as mesmas ultrapassam quaisquer limites ou barreiras nacionais dos estados, estabelecendo apoiadas na alta tecnologia, um fluxo rápido e em moto contínuo de dados.

A comunicação é definida como a terceira a onda industrial, a informatização, ou revolução eletrônica, que propiciou esse grande salto das comunicações, vencendo as distâncias, acelerando o tempo da história e da veiculação, de notícias e dados, potencializando e mantendo a memória, da otimização de estocagem destes, expandindo possibilidades no futuro, a partir de pressupostos ou probabilidades, isso nos possibilitou um maior desenvolvimento de nossas potencialidades e a comodidade das ações.

O acirrado avanço nos meios de comunicação nos demonstra com a tecnologia é rápida e como a globalização é constante, fato esse que estabelece a presença e ação em todo o mundo. Mas o que ainda nos chama mais atenção é o fato da informação no mundo globalizado, alavancada pela informática, ser o grande transmissor de produção, de progresso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com