TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA

Pesquisas Acadêmicas: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA

Os textos nos remetem a reflexão, muitas lições aprendemos com cada um deles, alguns nos ensinaram sobre o comportamento humano, como o professor pode fazer quando surgir uma situação comportamental em relação ao aluno, como fazer destas situações um aprendizado para ficar marcado positivamente para sempre na memória do aluno ajudando a moldar seu caráter.

Aprendemos o quanto, é importante a coragem frente situações adversas que passamos, para termos a chance de nos tornarmos pessoas melhores.

Há também a lição de que todos nós somos importantes, não há melhor ou pior, todos juntamente podemos explorar nossas melhores qualidades e contribuir para uma sociedade mais humana, nunca devemos olhar uma situação apenas pelo nosso ponto de vista, mas ouvir o que cada um tem a dizer sobre um mesmo assunto, ao apresentar nossas opiniões sobre fatos nuca devemos impor como sendo a única verdade, devemos dar o direito ao aluno de expressar sua opinião.

Uma mesma cultura não valem para todos os povos o que para um povo, e considerado educação para outro não tem valor segundo a sua cultura, temos que ter a mente aberta para as possibilidades, dando o melhor de cada um de nós, escolher fazer parte do grupo daquelas pessoas que fazem a diferença, deixando nossa marca para sempre nos corações daqueles que cruzarem nossos caminhos.

É com clareza que vemos, que a educação não é única, temos a formal e a informal, não existe um único padrão de educação, isto depende do local e da cultura onde se vive, ela pode ser aprendida em escolas ou na pracinha do bairro não existe um lugar específico para que aconteça

No mercado de trabalho competitivo, todo o profissional precisa de um diferencial para ocupar determinadas posições por isso é tão importante a busca por qualificação profissional que as vezes não basta somente um diploma de curso superior, a prática com o cotidiano, é uma ótima ferramenta para o aperfeiçoamento.

Cada dia será um desafio novo a ser superado, tanto para o aluno quanto para o professor estabelecer uma conexão com cada ser, tão diferente um do outo, com experiências muito particular, será essencial para entender cada aluno como sendo individuo único, com necessidades únicas, isto exigirá atenção redobrada do professor em relação ao aluno.

O FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR INICIANTE: UMA TENDÊNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL EM CRESCIMENTO.

No processo de aprender a ensinar, conforme apontam os estudos de feiman (apud Marcelo García, 1999), existem quatro fases diferenciadas pelas quais passa o professor. A primeira fase, denominada de pré –treino, inclui as experiências que os futuros professores tiveram enquanto alunos que podem influencia-los inconscientemente durante o exercício da profissão. A Segunda, chamada de formação inicial, refere-se a etapa de preparação formal para ser professor e se dá em instituição especifica. A terceira denominada iniciação- objeto do presente estudo por tratar- se da fase em que se encontra o professor iniciante- diz respeito aos primeiros anos de exercício profissional, os quais se configuram como uma etapa ímpar e marcante na vida do professor. A Última fase descrita por Feiman, a formação permanente relaciona-se ao período que inclui as atividades de formação planificadas pelas instituições e pelos próprios professores ao longo da carreira, a fim de permitir que o desenvolvimento profissional seja um processo constante.

Embora se considere que possa estar inter-relacionadas, tais faces são apontadas como momentos diferenciados da profissão. Além disso enquanto objeto de investigação na área de formação de professores, elas tem sido privilegiadas em maior ou menor quantidade, dependendo do momento histórico em que se encontra a pesquisa educacional brasileira. Isso porque, na mesma medida em que as pesquisas costumam acompanhar o movimento que se constitui em torno de diferentes temáticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com