TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Idade Média

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

         Idade Média (religião, educação, arte, cultura e o fim da Idade Média)

         Na Idade Média logo no início da Europa, com as invasões dos germanos (bárbaros), sobre o Império Romano do Ocidente no século V. Essa época, assim se caracterizou, pela ruralização da economia, o enfraquecimento do comércio e o predomínio da Igreja Católica e Ortodoxa que permanecem separadas.

Religião na Idade Média

         O cenário religioso na Idade Média era controlada pela Igreja Católica. Sobre posse do poder espiritual, a mesma influenciava o modo de pensar, formas de comportamento e a psicologia na Idade Média. A Igreja Católica também tinha grande poder econômico, possuía terras em grande quantidade e muito servos. Existiam os monges que viviam em mosteiros e tinham como responsabilidade a proteção espiritual de uma sociedade. Eles passavam a maior parte do tempo copiando livros e a própria Bíblia, e também rezando.

 

Educação

Nem todos podiam ter acesso à educação, motivo pelo qual parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros. No entanto, somente os filhos das pessoas nobres estudavam.

 
A arte medieval

 Era fortemente marcada pela religiosidade da época a arte medieval, as pinturas demonstravam retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião.

Cultura

         A Cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (746.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com