TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jean Piaget

Trabalho Escolar: Jean Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

Jean Piaget nasceu na Suíça, na cidade de Neuchâtel, em 1896.

Formado em Biologia, sempre se interessou por questões epistemológicas. Suas várias pesquisas foram baseadas na observação e investigação do ser humano. Buscou na psicologia a forma como o ser humano aprende e se apropria do conhecimento. Suas teorias estão centradas no desenvolvimento do conhecimento.

A teoria básica de Jean Piaget é a Epistemologogia genética, epistemo = conhecimento; e logia = estudo), trata-se da teoria do conhecimento, que se dá numa interação entre o meio e o indivíduo.

Por se tratar de uma visão biológica, onde o sujeito passa de um conhecimento menor para um nível mais avançado, Piaget voltou a sua pesquisa para o estudo e observação de bebês, crianças e adolescentes definindo a teoria “Epistemologia Genética”.

Segundo Piaget, a construção do conhecimento não se dá pela imposição do meio ao sujeito e sim das interações do sujeito com o seu meio.

De um lado, há o organismo com sua possibilidades; de outro, o meio que faz suas solicitações construindo as estruturas da inteligência, que possibilitam o sujeito de reorganiza-las. Esta teoria estabelece o caminho da inteligência, desde o nascimento até a idade adulta. O seu desenvolvimento se dá através de estágios: sensório –motor, operatório concreto e o estágio formal; ou seja, vai da inteligência prática para a intuitiva a operatória até o mento em que o sujeito pode agir e pensar sob hipóteses e abstrações.

A importância da definição dos estágios se dá pelo fato de que em cada um, o ser humano vai adquirindo conhecimento, estratégias de sobrevivência, de compreensão e interpretação da realidade em que vive.

Piaget sempre se preocupou com valores éticos e morais. Para ele, a sociedade só se tornará mais justa se estiver centrada na educação. A criança ao se relacionar com outras crianças e com os adultos, constrói o conhecimento das regras necessárias para convivência com o outro e consigo mesma.

O ingresso da criança no mundo da moralidade se dá através do respeito, da ação do sujeito que interage com objetos e se adapta ao mundo em que vive. O objeto do conhecimento em relação à educação e ao desenvolvimento moral, são as regras, limites. Por ser conhecimento aprendido a partir de exemplos e da orientação recebida dos mais velhos, torna-se um trabalho educativo, e como grande maioria dos adultos pouco conhece do desenvolvimento moral infantil este trabalho nem sempre é bem realizado.

Piaget se volta para uma educação moral autônoma, da qual o sujeito seja livre para pensar por si mesmo. Uma educação da pessoa na sua totalidade, onde a educação da inteligência e da moral sejam inseparáveis, cujo o objetivo seja a formação para autonomia e para a cidadania.

No entanto Piaget não deixa de legado aos educadores uma forma específica de como desenvolver a inteligência do aluno. Ele mostra através de suas teorias comprovadas cientificamente que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento das aquisições. Conhecer essas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados para um maior desenvolvimento do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com