TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Olímpicos

Trabalho Escolar: Jogos Olímpicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

Jogos Olímpicos

Em 6 de abril de 1896, o rei Jorge da Grécia selou o renascimento dos Jogos Olímpicos, sonho de Pierre de Coubertin, ao pronunciar no estádio de mármore do Pentélico, em Atenas, a fórmula que viria a se tornar ritual: "Proclamo abertos os Jogos da primeira olimpíada da era moderna."

Os Jogos Olímpicos são um conjunto de provas esportivas de caráter mundial que a cada quatro anos reúne milhares de representantes de quase todos os países. Por essa razão, constituem um dos mais importantes eventos do esporte internacional. A sede dos Jogos é escolhida entre as cidades que se candidatam com uma antecedência de seis anos, junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

História. Há indícios da realização de competições esportivas, como os jogos pan-helênicos, 15 séculos antes da era cristã. Interrompidos por razões desconhecidas entre os séculos XV e IX a.C., os Jogos foram reiniciados em 884 a.C., quando o rei Ífito, da Élida, perguntou a Pítia, sacerdotisa que interpretava os oráculos de Delfos, o que fazer para pôr fim à peste que assolava o Peloponeso. A sacerdotisa sugeriu a restauração dos Jogos, para conter a fúria dos deuses, o que foi feito pelo monarca. Apesar disso, os Jogos Olímpicos só passaram a ser contados oficialmente a partir de 776 a.C.

Os gregos tinham pelos esportes um culto quase religioso e chegaram a marcar a passagem do tempo por olimpíadas, intervalos de quatro anos entre as competições. De início, o programa dos Jogos se limitava a um dia e consistia apenas em uma corrida, na extensão permitida pelo estádio. Surgiram depois outras provas de corrida, o lançamento do dardo e do disco, a luta, o pugilismo, o salto, o pentatlo e outras provas, disputadas ao longo de quatro dias. As competições eram restritas aos gregos, mas ofereciam-se aos atletas das colônias gregas todas as facilidades para concorrer, como salvo-condutos para atravessar zonas de guerra.

As provas eram disputadas nas encostas do monte Kronion, área que por isso era considerada neutra e sobre a qual entrava em vigor, durante os Jogos, uma trégua sagrada. O prêmio ao vencedor, um ramo de oliveira, era a maior honraria a que um grego podia aspirar.

Após a dominação da Grécia e da Macedônia pelos romanos, no século II a.C., os Jogos entraram em decadência, pois os ocupantes não cultivavam os esportes como os gregos e preferiam os circos, onde os gladiadores travavam seus combates mortais na arena. No ano 393 da era cristã, as competições foram afinal extintas pelo imperador Teodósio I.

Quinze séculos após sua extinção, os Jogos foram restaurados graças ao empenho do educador francês Pierre de Fredi, barão de Coubertin. Certo de que a Grécia devia sua glória, em grande parte, à cultura física e à realização de competições esportivas, o barão iniciou uma campanha para convencer vários países a apoiarem a restauração dos Jogos. Convenceu-os de que só teriam a ganhar com a realização de competições internacionais em que se dessem iguais condições aos atletas amadores de todo o mundo. Dois anos após o barão de Coubertin lançar sua idéia num congresso em Paris e criar o COI, realizaram-se, em 1896, os primeiros Jogos da era moderna, com a participação de 285 atletas de 13 países.

Jogos de inverno. Inicialmente não se atribuía grande importância aos esportes de inverno no plano olímpico. Com o passar dos anos, porém, a projeção que os Jogos Olímpicos adquiriram obrigou ao desdobramento de sua programação. Assim, desde 1924, os esportes de inverno constituem olimpíada à parte. Realizada pela primeira vez na cidade alpina de Chamonix, França, a I Olimpíada de Inverno contou com a participação de quase 300 atletas de 16 países, que competiram nas modalidades de esqui, hóquei no gelo, patinação artística, bobsledding, patinação de velocidade e demonstrações de curling, tiro ao alvo e esqui militar.

Símbolos e tradições. A bandeira olímpica, com cinco anéis entrelaçados sobre fundo branco, foi idealizada em 1914 pelo barão de Coubertin, com a cor de cada uma das argolas representando um continente: azul, a Europa; amarelo, Ásia; preto, África; verde, Oceania; e vermelho, América. Só em 1920 a bandeira apareceu nos Jogos Olímpicos.

Inspiram-se os Jogos Olímpicos -- e todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com