TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

Acadêmica:  Amanda de Oliveira

Doutora: Michele Tupich

1)A respeito das teorias de Karl Marx defina classe social, estrutura social e luta de classes:

Classe social pode ser definida como algo ligado aos processos produtivos, de modo que sempre desistiu uma divisão social, como no caso burguesia e ploretériado, nobreza e plebe, onde a primeira,

 Detentora dos meios de produção exerce um poder de dominação sobre a segunda, reseguinada a submissão e a exploração, isto tendo como base seus respectivos sistemas econômicos.

Estrutura social: pode ser definida como o conjunto de forças na qual os indivíduos estão inseridos e organizados conforme posições, e as relações sociais produtivas constituídas que formam o indivíduo e as bases institucionais.

Luta de classes, consiste nos conflitos gerados entre a classe dominante e a classe dominada (burguesia e ploretariado) visando a modificações, nos campos políticos, ideológicos e principalmente econômicos.                        

2)Defina o método de estudo da sociologia para Émile Durkheim:

O método de estudo para o objeto da sociologia para o autor   era o método positivo, baseado na observação e  experimentação, método similar ao utilizado pelas ciências da natureza. O objeto de estudo da sociologia precisava ser delimitado segundo o autor, este deveria ser o fato social, o qual atende por três características: generalidade, exterioridade e coercitividade, envolvidos pelo coletivo.                        

3)Quais são os conceitos fundamentais da teoria Weberiana?

Weber analisa as relações sociais, a partir dos conceitos de tipo ideal: uma explicação causal dos acontecimentos histórica. Alem das conceituações de ação social, a qual se divide em: ação racional, ação afetiva, ação tradicional e ação racional em relação a um valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (28.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com