TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIMITAÇÕES E TENDÊNCIAS

Tese: LIMITAÇÕES E TENDÊNCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Tese  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 4

Conclusão

Os projetos e ações de responsabilidade social gerados pela construção civil no Brasil, e com ligação com a condição precária de moradia de grande parte da população são quantitativamente, insignificante, quase inexistente, frente ao tamanho, a força e ao poder desta indústria.

LIMITAÇÕES E TENDÊNCIAS

Como limitação convém se registrar que o presente trabalho não teve a proposta de investigar se as ações de responsabilidade social encontradas estão diretamente ligadas ao processo produtivo das empresas. Os diferentes estágios de conhecimento e entendimento de cada empresa (ou grupo de trabalhadores), sobre o conceito de responsabilidade social, também se constituiu como limitação. Cada empresa possui “cultura” própria, o que significa dizer que o espaço compartilhado para o entendimento das ações realizadas nem sempre é o mesmo para as empresas pesquisadas, ou em outras palavras, as empresas (ou grupo de trabalhadores) têm atuação restrita àquilo que se adapta ao seu espaço de conhecimento e entendimento. Limitações de tempo e recursos materiais também ocorreram.

Como tendência importante de registro, a crescente sensibilização das empresas e trabalhadores para as questões sociais, impulsionando inclusive a criação de grupos e associações empresariais vinculadas à questão da responsabilidade social. Registrase também que no ano de 2005 foi criado, como resultado do Fórum de Ação Social e Cidadania da Câmara Brasileira da Indústria da Construção,

o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social com o objetivo de estimular ações de responsabilidade social no setor da construção e do mercado imobiliário, prêmio ainda distante das questões da moradia precária.

Assim, urge que o setor da construção civil assuma socialmente responsabilidade equivalente ao seu tamanho, força e poder.

Notas

3 Duarte e Dias, 1986.

4 Ashley, 2002.

Bibliografía

ARRUDA, Maria Cecília Coutinho de. Código de Ética – um Instrumento que Adiciona Valor. São Paulo, Brasil. Editora Negócios. 2002.

ASHLEY, P A. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. São Paulo, Brasil. Editora Saraiva. 2002.

BARBOSA, Lívia. Guia da Boa Cidadania Corporativa. Em: Revista Exame. edição especial. São Paulo, Brasil. Editora Abril Cultural. 2003.

BRASIL, Lei 11.124, Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social. 16 de junho de 2005. Brasília, Brasil. FNHIS E Conselho Gestor. 2005.

BRASIL, Lei 10.257, Estatuto da Cidade. 10 de julho de 2001. Brasília, Brasil. Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República. 2001.

CAMAROTTI, Ilka; SPINK, Peter. Manual. O que as Empresas Podem Fazer pela Erradicação da Pobreza. São Paulo, Brasil. Instituto Ethos. 2003.

CHANLAT, Jean François. O Individuo nas Organizações: Dimensões Esquecidas. São Paulo, Brasil. Editora Atlas. 1992.

DEMAJOROVIC, Jacques. Responsabilidade de Risco e Responsabilidade Sócio-Ambiental: Perpectivas para a Educação Coorporativa. São Paulo, Brasil. Editora Senac. 2003.

DUARTE, G D; DIAS, J M. Responsabilidade Social: a Empresa Hoje. Rio de Janeiro, Brasil. 1986. LTC - Livros Técnicos e Científicos e Fundação Assistencial Brahma.

FICHER, Rosa Maria. O Desafio da Colaboração – Prática de Responsabilidade Social entre Empresas e Terceiro Setor. São Paulo, Brasil. Editora Gente. 2002.

FRANÇA, Sandro Ricardo. Responsabilidade Social Empresarial nas Empresas de Camaçari. Dissertação de Mestrado, Salvador, Brasil, UFBA. 2005.

GOLDBERG, Ruth. Manual. Como as Empresas Podem Implementar Programas de Voluntariado. São Paulo, Brasil. Instituto Ethos. 2001.

GONÇALVES, Ernesto Lima. Um Novo Instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com