TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Artigos Científicos: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  193 Visualizações

Uma cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia de suprimento não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Dentro de cada organização, como por exemplo, de uma fábrica, a cadeia de suprimento inclui todas as funções envolvidas no pedido do cliente, como desenvolvimento de novos produtos, marketing, operações, distribuição, finanças e o serviço de atendimento ao cliente, entre outras.

O Cliente é parte integrante da cadeia de suprimentos. De fato, a finalidade principal de qualquer cadeia de suprimentos é satisfazer às necessidades do cliente e, no processo, gerar lucro por si só. Muitas das cadeias de suprimentos são, de fato, redes envolvendo uma série de estágios já ditos (Clientes, atacadistas, varejistas...). Cada estágio em uma cadeia de suprimentos está conectado pelo fluxo de produtos, informações e fundos.

O objetivo de toda cadeia de suprimento é maximizar a diferença entre o valor do produto final para o cliente e o esforço realizado pela cadeia de suprimento para atender ao seu pedido (Valor global gerado). Para maioria das cadeias de suprimento comerciais, o valor estará fortemente ligado à lucratividade da cadeia de suprimentos (Lucro total a ser dividido pelos estágios da cadeia de suprimento.), que é a diferença entre o valor pago pelo cliente e o custo total no decorrer da cadeia. Quanto maior sua lucratividade, mais bem-sucedida será a cadeia de suprimento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com