TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MUROS INVISÍVEIS NA HISTÓRIA

Por:   •  18/5/2017  •  Seminário  •  3.269 Palavras (14 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Desde tempos passados, a sociedade brasileira é marcada pelas desigualdades sociais que são fortalecidas por raízes cada vez mais fincadas em território que propicia as desigualdades na medida em que se envolta em um sistema socioeconômico e cultural no qual os mais poderosos lutam para se manterem no ápice da pirâmide social, enquanto os menos favorecidos lutam pela sobrevivência sem qualquer força de discussão.

A desigualdade social que hoje é sentida, o próprio regime socioeconômico e cultural difundido pelo mundo de desigualdade. É um sistema que impõe essa atividade de fomentação pelas riquezas entre os indivíduos. Gente cada vez mais rica e gente que quer também toda essa riqueza, é um ciclo da desigualdade e do individualismo, pois, não há espaço para todos, cada um tem que buscar o que é seu independe de quem é o seu próximo, não se fala em dividir riquezas, em distribuição dos maiores com os menores. O que se quer é o mais e mais para si, e só para si.

Nesse contexto é que se constroem os muros que dividem as pessoas, se não são todos iguais, colocam-se muros e tudo se estará resolvido, são muros altos, fortes e que crescem a todo o momento, assegurando, assim, a proteção por conta da vizinhança inóspita e hostil. Esses muros são erguidos como explicação para a violência que os atingem, mas na verdade existem outros pontos que também estão em questão no que se aborda neste trabalho.


PRÉ – CONCEITO

Conceito ainda não concretizado sobre algo ou alguém. É um pré-conceito sobre essa pessoa seja conceito negativo formado sobre algo ou alguém. O pré-conceito fez com quer o vendedor abordasse o cliente de forma diferenciada pelo modo do mesmo se vestir e se expressar.

Muros Invisíveis: Os muros invisíveis são divisões que acontecem na sociedade que envolvem vários aspectos, esses muros não são muros físicos, mas sim aqueles que são construídos em baixo dos panos, aqueles que construímos em nosso coração, e estar no meio da sociedade que o próprio sistema cria esses muros invisíveis como: Muros sócias, sociedade, que separam povos, entre outros aspectos.

Preconceito Religioso: Esse termo preconceito religioso acontece quando a uma falta de habilidades ou vontade de reconhecer, e respeitar a crença religiosa do outrem, e isso pode levar a intolerância ideológica ou política, com isso causa muitas perseguições. No Brasil esse preconceito cresceu 19%, esse número cresce e vemos que consiste um número grande de pessoas intolerantes. Por exemplo uma jovem relata de usar véu por ser muçulmana, ela trabalha no restaurante de seu pai onde ela leva muitos insultos.

Preconceito Xenofobia: A xenofobia na questão do preconceito é a discriminação dirigidas a pessoas de outra raça, cultura, crenças e grupos. Isso pode caracterizar como um sentimento de ódio. Isso cria uma animosidade com tudo que julga ser diferente, pessoas que tem preconceito com essa diversidade tem um sentimento de superioridade aos outros sendo eles diferentes, pela sua maneira de vida.

Preconceito Homofóbico: Após ao longo do tempo preconceito aos homossexuais estão crescendo, a sociedade olha isso como: pecado mortal, perversão sexual, aberração. A prática desse preconceito trouxe uma ação ou um reflexo na sociedade que leva a prática de violência e assassinato, ou seja, aquele que é homofóbico sente um desconforto e intolerância. No Brasil, morte de cada um LGBT, são a cada 27 horas.

Preconceito Étnico: Esse preconceito já começou lá no descobrimento do Brasil onde os portugueses ao verem os índios chamaram de animai selvagens pelo fato de ter hábitos péssimos, e tradições religiosas demoníaca. O principal motivo disso tudo é pelo fato da cor da pele, que ele vai ocupar seu espaço na sociedade, ele deve ser tratado como um ser humano com os mesmos direitos, com isso o nosso pais deixa de crescer culturalmente. Esse preconceito ocorre em base em raça, cor, cultura ou origem étnicas, isso é uma ofensa ao ser humano que pode ser condenado com uma violação dos direitos humanos.

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

A intolerância religiosa é um problema que tem sido agravado no Brasil e no Mundo. Isso por que a diversidade cultural a cada dia tem aumentado, dentre outros fatores históricos e midiáticos que contribuem para tal tema. Intolerância religiosa se trata de um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. E em casos extremos a intolerância pode chegar a perseguição de algum determinado grupo. Vale ressaltar que a perseguição religiosa é de extrema gravidade, sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana.

É importante destacar que critica religiosa não é a mesma coisa que intolerância religiosa. O direito de criticar dogmas e encaminhamentos de uma religião são assegurados pelas liberdades de opinião e expressão. Porém, isso deve ser feito de forma que não haja desrespeito e ódio ao grupo religioso a que é direcionada a crítica.

Olhando para a Intolerância religiosa de outra maneira é importante dizer que alguns valores historicamente inseridos contribuem para que exista tal intolerância. Como exemplo no período colonial, onde houve a catequização da população nativa, pelos colonizadores portugueses, e essa catequização gerou preconceitos com as demais religiões causando a intolerância que persiste até atualmente. Em 2014 no Brasil por exemplo o Disque 100 registrou 149 denúncias de discriminação religiosa e as principais vítimas são as religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda. E muito disso se dá a uma forte influência católica na formação do estado brasileiro, desde o período colonial.

Não deixando de fora também a forma estereotipada e parcial que a mídia retrata as diferentes religiões. É necessário que haja um olhar crítico e questionador sobre como as religiões são apresentadas pelos veículos de comunicação, pois em atual período midiático, onde a maior parte da população concentra sua busca por conhecimento e entretenimento nas diversas mídias, deveria se existir cuidado e maior conscientização por parte dos meios de comunicação na questão de intolerância religiosa, dessa maneira combatendo ou diminuindo a intensidade de tal intolerância.

É importante que o Estado crie projetos para que haja uma maior conscientização a respeito da intolerância religiosa, para que aqueles que sejam desprovidos de conhecimento e pratique tal ato, entenda as consequências que poderão ser aplicadas deixando claro as Leis que protegem a liberdade de culto e proteção contra a discriminação.

XENOFOBIA

Xenofobia é a aversão a tudo que é estrangeiro, não somente ao indivíduo, mas também aos costumes, culturas, religião e etc. O estranhamento em relação a diferença é um fato normal, o problema é quando este estranhamento se torna uma aversão e passa a ser uma pratica social, gerando uma série de efeitos como exclusão, intolerância, violência física e psicologia contra pessoas ou grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com