TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matéria: história Medieval

Por:   •  22/11/2019  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Roraima

Curso: licenciatura em História

Matéria: história Medieval

Professora: Laiana

Acadêmico: Raildo Roberto A. da silva

Semestre: 6º

Exercício 1  

Primeiramente deve se ter em mente que o termo “heresia” não faz referencia a infidelidade ou a descrença, muito pelo contrário, a heresia é a crítica, a revolta ou a negação daquilo que até então se acreditava como verdade absoluta. Dai vem o primeiro elemento fundamental que configura uma heresia: é preciso que o indivíduo tenha o conhecimento dos dogmas religiosos, o herético conhece para poder criticar.

Por mais que a heresia seja a critica aos dogmas da instituição da igreja, uma simples discordância não basta para caracterizar uma heresia. para isso se faz necessário fortes atos de contraposição as ações da instituição e preceitos da igreja.

Outro fator determinante da heresia seria a pratica em grupo, ou seja, por mais que os indivíduos sejam condenados individualmente, não há heresia praticada de forma isolada, por exemplo: uma pessoa não é condenada por pensar  que deus não criou o mundo, ele seria condenada por dizer (ou convencer) a outras pessoas tal pensamento. Deve ser ressaltado que ser herético não é algo exclusivo de uma classe social- até mesmo dentro do próprio movimento religioso existiam desavenças que resultavam em condenações de  heresia – ou de situação financeira ou de um gênero.

Heresia significa escolha, logo o herético e aquele que escolhe um caminho, no entanto para a igreja a escolha não é algo que possa ser determinado  pelo homem a vida já é traçada e guiada por Deus e a fuga desse caminho, seria descordar de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com