TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minha praça minha história

Por:   •  17/10/2017  •  Artigo  •  3.486 Palavras (14 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Universidade Federal de Viçosa

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

Departamento de História

HIS 333 - Temas em História de Minas Gerais

Profª: Vanessa Lana

Aluna: Carlismara Elias 65521

Minha Praça, Minha História:

Análise do Projeto de Revitalização da Praça Levindo Coelho

VIÇOSA- MG

2016

Minha Praça, Minha História:

Análise do Projeto de Revitalização da Praça Levindo Coelho

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a mobilização dos moradores em prol da revitalização da Praça Levindo Coelho localizada no Bairro Santa Clara (parte alta) ,na cidade de Viçosa -MG. Adotaremos a História oral como metodologia , fotos e vídeos mostrando todas as etapas da iniciativa como fonte, além de, uma entrevista feita aos participantes do Projeto sobre seus momentos marcantes vivenciados na Praça, dessa forma, desenvolveremos uma discussão a respeito das motivações e anseios dos habitantes dessa comunidade e engendraremos um debate em torno dos estudos sobre memória e construção da identidade, desse modo, será empregado em nosso trabalho alguns autores que serão de ampla relevância à nossa pesquisa.

Palavras-Chave: Projeto Pracinha, Memória, Identidade

  1. Introdução

 Nosso trabalho será redigido em consonância com a pesquisa realizada sobre o Projeto Pracinha em Julho de 2016 na Praça Levindo Coelho localizada no Bairro Santa (parte alta), na Cidade de Viçosa, Estado de Minas Gerais. Ressaltando que, este será nosso recorte geográfico. Explicaremos no decorrer do artigo o que é o projeto, analisando as fontes no intuito de compreender as razões que levaram aquela população carente a se mobilizar em defesa da reforma da Praça especialmente por conta própria, isto é, sem o amparo do poder público, contando apenas com a colaboração do moradores.

Como fonte empregaremos fotos do Projeto e das festividades ocorridas na Praça, o vídeo que mostra os moradores exercendo as atividades do Projeto e explicando as razões nas quais os levaram a promover essas ações sem o auxilio dos governantes, exatamente um dos pontos que gostaríamos de levantar em nossa pesquisa. Também entrevistaremos os participantes solicitando que eles contem suas memórias vivenciadas na Praça e qual relação elas possuem com suas ações no Projeto.

Outras questões que gostaríamos de abordar, como: quais são os objetivos do Projeto; as dificuldades encontradas no seu desenvolvimento; o que o Projeto,o Bairro e a Praça representam para os participantes e como os eles gostariam que a Praçinha do Santa Clara fosse vista pelos jornais e pelas pessoas da comunidade, visto que, há essa problemática de que o Bairro Santa Clara é constantemente noticiado pelos jornais como uma comunidade marginalizada, principalmente se tratando da Praça. Enquanto para os habitantes é um local de intenso significado por ser o ponto de encontro dos moradores nos eventos e nas atividades cotidianas, pois, Levindo Coelho liga o bairro ao centro e aos bairros vizinhos para chegar ao centro da cidade é obrigatoriamente necessário transitar pela pracinha do Santa Clara.

          No decorrer do nosso trabalho iremos engendrar um debate sobre memória e construção de identidade relacionando com as fontes e nosso objeto de estudo, analisando alguns renomados autores sobre o tema, como: Maurice Halbwachs ,Michel Pollak ,Paul Thompson, Jacques Le Goff entre outros.

            Todas essas obras nos ajudarão a pensar na relação entre o projeto, as memórias dos moradores ,a construção de suas identidades e o quanto é essencial nossa metodologia para desenvolver essa pesquisa. Escolhemos essas fontes e métodos com a finalidade de que os relatos das pessoas que vivem no Santa Clara e fizeram parte da mobilização nos possibilite captar uma diferente perspectiva do lugar e da ação da comunidade. O que move essa população carente vista como marginalizada pelos jornais? O que eles pretendem com a elaboração e a divulgação desses eventos?

[pic 2]

Fotografia do dia do corte das árvores (www.facebook.com/projetopracinha)

[pic 3]

Visão aérea da Praça Levindo coelho (anterior ao desmatamento)

(www.facebook.com/projetopracinha)

2) Projeto Pracinha: motivação e aspirações

           Logo após o corte das árvores os moradores se reuniram e promoveram mutirões de limpeza, pintura, plantação de novas árvores e plantas medicinais, instalação de gangorras e escorregadores. Desenvolveram também campanhas de conscientização em defesa da preservação do meio ambiente e posteriormente os moradores continuaram se mobilizando na organização de eventos que promovem a socialização da comunidade como: o evento do dias das crianças, as festas juninas e as festividades religiosas, a exemplo da celebração da festa da santa padroeira do bairro, reunindo moradores não só do Santa Clara, como também, de outros locais da cidade e região.

Isso nos remete a pensar no nosso objeto de estudo: Projeto Pracinha, haja vista, que Santa Clara é uma comunidade carente que se mobilizou para reformar a Praça depois que as árvores foram cortadas sem nenhum planejamento de reposição por parte dos administradores públicos.

E a primeira dúvida que nos acorre é qual a motivação para esse feito ,visto que, os moradores passam por dificuldades financeiras, no entanto, não deixaram de impulsionar uns aos outros, a fim de, levarem essa população a realizar os mutirões e a organizarem os eventos festivos no local, além de, estimular doações dos demais habitantes e participação na organização.

Na festa do Santa Clara realizada todo mês de Agosto ,por exemplo, os moradores são convidados para serem festeiros ,participando das missas e doando prendas a serem leiloadas na pracinha logo após a celebração religiosa na igreja .Assim como nas festas juninas a população é chamada para participar da quadrilha e nas festas das crianças fazem campanhas com a finalidade de arrecadar materiais utilizados na comemoração.

Nos depoimentos questionamos os participantes sobre: Porque eles resolveram realizar esse trabalho sem a ajuda do poder público; quais são os objetivos do Projeto e as dificuldades encontradas no seu desenvolvimento; o que o Projeto, o Bairro e a Praça representam para os moradores e participantes; quais as memórias vivenciadas na Praça e que relação elas tem com o Projeto; e como os participantes gostariam que o Bairro e a Praça fossem vistos pelos jornais e pelas pessoas fora da comunidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (930.8 Kb)   docx (772.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com