TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ministerio Da Educação E Cultura

Artigos Científicos: Ministerio Da Educação E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

O edifício é considerado um marco no estabelecimento da arquitetura moderna brasileira, tendo sido projetado por uma equipe composta por Lucio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira com a consultoria do arquiteto Franco-suíço Le Corbusier. O projeto do edifício, ensaia a utilização da arquitetura funcionalista de matriz corbuseana no país. Foi construído em um momento durante o qual o estado intentava passar uma sensação de modernidade ao país, o que se refletiu tanto no projeto do edifício quanto no contexto histórico em que se insere. A construção ocorreu entre 1936 e 1945, e foi entre 1947 localizado no centro do Rio de Janeiro. O projeto procura seguir de modo bastante fiel as recomendações de Le Corbusier para o que ele considerava uma "nova arquitetura": seu bloco principal está suspenso sobre pilotis, possui a estrutura portante livre das paredes e divisórias internas, e está vedado por cortinas de vidro. Foi um dos primeiros edifícios, em todo o mundo, a fazer uso do recurso do brise-soleil (quebra-sol) a fim de evitar a incidência direta de radiação solar em sua fachada norte. O edifício possui uma área de 27.536 e 16 andares sobre o térreo (em pilotis), o qual possui um pé-direito monumental de mais de nove metros de altura. O terreno (que ocupa um quarteirão inteiro no centro do Rio de Janeiro) torna-se uma praça pública, porque o pavimento térreo do edifício é permeável, ou seja, permite a passagem desimpedida de pedestres. Do bloco principal projeta-se a ala do auditório, no nível térreo e uma marquise na posição oposta, sobre a qual foi projetado o terraço- jardim edifício por Roberto Burle Marx.

Responsáveis pela obra:

• Lucio Costa → Nascido em Toulon (França) em 27 de fevereiro de 1902 e falecido dia 13 de junho de 1998 no Rio de Janeiro. Foi um arquiteto, urbanista e professor Brasileiro.

• Carlos Leão → Nascido em 1906 e falecido em 1983 no Rio de Janeiro. Foi um pintor, arquiteto, aquarelista e desenhista Brasileiro.

• Oscar Niemeyer → Nascido em 15 de dezembro de 1907 e falecido dia 05 de dezembro de 2012 no Rio de Janeiro. Foi um arquiteto brasileiro considerado uma das figuras chaves no desenvolvimento da arquitetura moderna.

• Affonso Eduardo Reidy → Nascido em 26 de outubro de 1909 em Paris e falecido no Rio de Janeiro no dia 10 de agosto de 1964. Foi um arquiteto Brasileiro considerado um dos pioneiros na introdução da arquitetura moderna no país, sendo um dos grandes nomes do urbanismo moderno no país.

• Ernani Vasconcellos → Nascido em 04 de abril de 1912 e falecido 15 de janeiro de 1989 no Rio de Janeiro. Foi um arquiteto, pintor e muralista Brasileiro.

• Jorge Machado Moreira → Nascido em 23 de fevereiro de 1904 e falecido em 1992 em Paris. Foi um arquiteto brasileiro.

• Le Corbusier → Nascido na La Chaux-de-Fonds (Suíça) em 06 de outubro de 1887 e falecido em 27 de agosto de 1965 em Roquebrune-Cap-Martin (França). Foi um arquiteto, urbanista e pintor Francês de origem Suiça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com