TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modalidade

Casos: Modalidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  7.002 Palavras (29 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 29

­­ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS

RAPHAEL FERREIRA E SILVA

Verificar a adequação da preparação de cargas para o transporte LOGÍSTICO multimodal NA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO

Campo Grande

2014

RAPHAEL FERREIRA E SILVA

Verificar a adequação da preparação de cargas para o transporte LOGÍSTICO multimodal NA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO

Projeto de pesquisa apresentado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialização em Ciências Militares.

Orientador:

Campo Grande

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 PROBLEMA 3

1.1.1 Antecedentes do Problema 3

1.1.2 Formulação do Problema 6

1.2 QUESTÕES DE ESTUDO 6

1.3 OBJETIVO 6

1.3.1 Objetivo Geral 6

1.3.2 Objetivos Específicos 7

1.4 JUSTIFICATIVA 7

1.5 CONTRIBUIÇÕES 8

2 REVISÃO DE LITERATURA 8

2.1 TRANSPORTE INTERMODAL 9

2.2 TRANSPORTE DE SUPRIMENTOS DE AVIAÇÃO NA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO...................................................................................................................11

2.3 A ADEQUAÇÃO DO TRANSPORTE INTERMODAL DE QUEROSENE DE AVIAÇÃO PELA AVEX ...............................................................................................12

2.4 A ADEQUAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO HELICÓPTERO NO TRANSPORTE INTERMODAL NA AVEX ............................................................................................15

3 METODOLOGIA 18

3.1 POPULAÇÃO E AMOSTRA 19

3.2 TIPO E NATUREZA DA PESQUISA 19

3.3 DELINEAMENTO DA PESQUISA 19

3.4 PROCEDIMENTOS PARA A REVISÃO DE LITERATURA 20

3.5 ALCANCES E LIMITES 21

4 REFERENCIAL OPERATIVO 22

4.1 PLANILHA DE CUSTOS 22

4.2 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA 23

REFERÊNCIAS..........................................................................................................24

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho terá como objetivo apresentar ao leitor questionamentos quanto a adequação da preparação de cargas para o transporte logístico multimodal na aviação do exército.

A Aviação do Exército Brasileiro por suas peculiaridades necessita de uma logística específica com caracterização de necessitar rapidez, segurança e confiabilidade.

Neste contexto, surgiram diversos questionamentos quanto à qual transporte intermodal é mais adequado para cada um dos materiais que necessitam ser transportados.

A fim de melhor elucidar esta questão, será abordado o assunto de maneira a apresentar na atualidade os principais modos de preparo de cargas para transportes intermodais na Aviação do Exército.

1.1 PROBLEMA

Para a realização de um estudo coerente e capaz de trazer contribuições úteis ao EB, calcado na metodologia científica, faz-se necessária a definição do problema para o qual será buscada uma das possíveis soluções. Isto posto, será apresentado, a seguir, como se chegou à definição deste problema.

1.1.1 Antecedentes do Problema

A Aviação do Exército Brasileira tem origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança. Ao Patrono do Exército, Duque de Caxias, coube o pioneirismo de empregar balões cativos em operações militares na América do Sul, com a finalidade de observar as linhas inimigas.

Em 1913, foi criada a Escola Brasileira de Aviação no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro-RJ, ocasião em que foram adquiridos os primeiros aviões do Exército de fabricação italiana. Em 1915, esses aviões foram empregados sob o comando do General Setembrino, na Campanha do Contestado. O Então, Tenente Aviador Ricardo Kirk, Diretor da Escola de Aviação e Comandante do Destacamento de Aviação, faleceu nesta campanha em 1º de março de 1915 durante uma missão de reconhecimento aéreo onde hoje está localizado o município de General Carneiro-PR. Em reconhecimento pelo seu pioneirismo e inúmeros feitos, o Ten Kirk foi promovido "post mortem" ao posto de Capitão. Também por sua importância, é considerado, por todos os aviadores da Força Terrestre, como o maior herói da Aviação do Exército. Em 1927, a Aviação Militar passou por uma fase de reorganização e desenvolvimento, criando-se a Arma de Aviação do Exército. Com aviões novos e a vinda da Missão Militar Francesa de Aviação, foi dado um grande impulso para a Escola de Aviação Militar e, consequentemente, para a nova Arma. A primeira unidade aérea da Aviação Militar foi criada em maio de 1931, no Campo dos Afonsos, Rio de Janeiro-RJ, e denominada Grupo Misto de Aviação. Origem da Aviação MilitarEste teve uma atuação destacada no combate aos revolucionários paulistas na Revolução de 1932. Por decreto presidencial, em 20 de janeiro de 1941,foi criado o Ministério da Aeronáutica, atribuindo-se à Força Aérea Brasileira a exclusividade da realização de estudos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.2 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com