TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento ocupe-se - a uerra entre o lapis e a borracha

Por:   •  23/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

Movimento Ocupe-se

O documentário foi elaborado para registrar as ocupações das Escolas da rede Estadual pelos alunos que não concordaram com a Reestruturação escolar proposta pelo Atual Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A proposta do Governo era de que houvesse uma divisão de ciclos, sendo assim, haveria uma separação de alunos pela idade, algumas teriam apenas alunos de 6 a 10 anos, outras receberiam adolescentes de 11 a 14 anos; outras seriam exclusivas para jovens entre 15 e 17 anos.

O governo afirmava que a proposta pretendia, por meio da divisão por idades, oferecer uma escola mais preparada para as necessidades de cada ciclo de ensino, uma melhor administração já que se trataria apenas de uma parte dos estudantes e reduziria os conflitos entre alunos de idades diferentes.

Porém na prática, essa reestrutura visava Fechar 94 escolas, fazendo com que os alunos tivessem que se locomover para outras de acordo com o ciclo em que está matriculado; ampliando a superlotação nas salas de aulas; a mudança afetaria diretamente 311 mil alunos e 74 mil professores.

Os alunos como forma de Reinvindicação ocuparam cerca de 210 escolas segundo a APOESP (Sindicato Dos Professores Do Estado de São Paulo). A proposta dos alunos é de que nenhuma escola seja fechada, que a discussão seja feita ao longo de 2016, envolva professores, pais, associação de pais e mestres, conselho de pais e Grêmios escolares e que não houvesse punição aos apoiadores das ocupações.

Além das ocupações, houve também passeatas como forma de protesto, em varias regiões da capital.

Após os manifestos e meses de ocupação, o governo decidiu voltar atrás na decisão e cancelou a Reorganização. Entretanto ainda hoje, os alunos estão atentos e se organizando para que não haja uma nova decisão do governo para colocar o projeto em ativação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com