TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Op Art não tem o apelo emocional e nem o movimento da Pop Art, ela se aproxima da ciência pois meche mais com a parte cerebral

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO …………………………............................................................. 04

OP ART............................................................................................................  05

POP ART …...………………………………………………………………………. 06

CONCLUSÃO .................................................................................................  07

ANEXOS .......................................................................................................... 08

REFERÊNCIAS ……....................................................................................…. 09


INTRODUÇÂO

Op Art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas. Na maioria dessas peças são usados, o abstrato e cores preto e branco. Quando observados dão a impressão de movimentos, claros ou vibrações, e a ilusão de inchar e desinchar-se.
Op art pretende atingir os espectadores através de combinações de cores frias, quentes e tramas geométricas.

É também caracterizada por listras padrões, preto e branco ou pelo formato geométricas que levam repetições de formas e de cores simples, criando efeitos brilhantes em sentido de profundidade, confundindo frequentemente a visão, ou seja, cores misturadas dá-se a impressão de luz e semelhança, é uma postura que brinca com a percepção óptica.

Pop Art foi na realidade um movimento artístico do expressionismo abstrato das décadas de 1940/1950, através de um grupo britânico chamado Independent Group, o intuito dessa arte é que pode ser apreciado por todos.
Originalizada pela liberdade do artista, de poder pintar o que gostava, ousando nos elementos, buscavam inspirações em culturas variadas para realizar sua arte, cada vez mais se aproximando de formas irônicas e criticando o modo consumista e materialista do cotidiano. Esse movimento rompeu barreiras da arte clássica, erudita com arte do povo.

OP ART

O nome Op Art vem da expressão inglesa (Optical Art) que significa Arte Óptica, teve sua origem por Victor Varasely no ano de 1908, o termo surgiu pela primeira vez na Time Magazine em Outubro de 1965. Sua arte com nome de “Zebra” foi realizada nos anos 30, porém esse movimento teve repercussão apenas na década de 60 nos Estados Unidos, onde ocorreu a primeira exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA) intitulada “The Responsive Eye” (O Olho que Responde).

A Op Art não tem o apelo emocional e nem o movimento da Pop Art, ela se aproxima da ciência pois meche mais com a parte cerebral.

Op Art no Brasil

No Brasil não temos representantes típicos da Op Art, alguns artistas produziram obras com efeitos óticos, como por exemplo, Ubi Bava, Israel Pedrosa, Mauricio Nogueira, entre outros. Um dos principais artistas da op art brasileira foi o desenhista Luiz Sacilotto.

Características principais 

 

  • Uso de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas.
  • As imagens parecem ter movimento.
  • Combinações de formas geométricas simples como, por exemplo, quadrados, retângulos, círculos e triângulos.
  • Em muitas obras, o observador deve se movimentar para visualizar os efeitos da pintura ou escultura. Desta forma, o observador participa ativamente.
  • Uso de linhas paralelas sinuosas ou retas.
  • Uso de poucas cores, sendo o preto e o branco as mais usadas.
  • Imagens ocultas que podem ser vistas somente de determinados ângulos ou através da focalização de determinadas áreas da obra.

Características Conceituais:

A Op Art é uma mistura de pinturas com elementos gráficos. O movimentação do dia a dia tornasse a inspiração do artista, a evolução da ciência também contribui com esse movimento.

Técnica:

A dinâmica da pintura na Op Art é alcançada com a oposição de estruturas idênticas que interagem umas com as outras, sendo assim produzindo o efeito óptico, níveis de iluminação são utilizados para criar ilusões perspectivas.

POP ART

A expressão pop art veio do inglês, que significa arte popular, que é um movimento artístico que surgiu em 1950 na Inglaterra, mas teve uma grande repercussão em 1960 nos Estados Unidos.
O nome desse movimento coube ao critico Laurence Alloway (1926/1990), sendo uma das primeiras e mais famosas imagens relacionadas ao estilo.
Diz-se que Pop Art é um marco de passagem da modernidade para a pós modernidade na cultura ocidental.

Pode ser feita com: gesso, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, fluorescentes, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande.

Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura em geral para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista, latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas além de trabalharem com cores vivas, também, modificavam o formato dos objetos. Essa técnica de reproduzir várias vezes um mesmo objeto, foram muito utilizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (565.7 Kb)   docx (590.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com