TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Museu - museologia - introdução

Por:   •  24/4/2017  •  Abstract  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 3

O Museu

O museu é basicamente visto como um local em que a cultura material é exposta e montada para ser interpretada, de forma ativa ou passiva. Onde os objetos representam vestígios e testemunhos de um passado longínquo ou não. Os museus históricos têm em sua maioria a função ligada à celebração e a memória dos grandes fatos históricos, principalmente no século XIX, cuja função era legitimar e privilegiar a história nacional. 

Contudo, nas próximas aulas buscaremos demonstrar que a função dos museus não se restringe a guardar objetos inertes que apresentam uma “história pronta e acabada”, em que seus visitantes interagem por meio das legendas e entrelinhas dispostas sobre o acervo, mas como lugar de diálogo e socialização do saber, onde questões devem ser levantadas. São locais em que constantemente o conhecimento é produzido; locais em que profissionais da educação têm um papel fundamental no trabalho com a curadoria do museu e na interação com o público e em sua relação com a história.

O que é Museologia?

Museologia é uma área do conhecimento onde se privilegia o estudo do museu e sua relação com o real, ou seja, as relações entre o homem, a cultura e a natureza, nos diferentes campos do pensamento. O estudo, a história, a relação e a importância dos museus com as sociedades históricas são um dos papéis da Museologia. 

Entre as funções do profissional da área estão: planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar as exposições de caráter educativo e cultural; solicitar o tombamento de bens culturais e o seu registro em instrumento específico; coletar, conservar, preservar e divulgar o acervo; identificar, classificar e cadastrar os bens culturais. 

Os museus têm que promover estudos e pesquisas sobre seus acervos e definir um espaço que seja adequado a apresentar e resguardar suas coleções. O profissional da área deve realizar perícias com o objetivo de apurar o valor histórico, artístico ou científico dos bens museológicos.

Os museus nos dias de hoje podem ser pensados como locais onde os objetos materiais podem se transformados em documentos para a análise histórica. Menezes nos traz uma ótima contribuição para pensarmos no papel e função dos museus históricos:  

Por isso, conviria conceber um museu histórico, como a instituição voltada para os objetos históricos mas para os problemas históricos. Assim, em última instância, seriam históricos os objetos, de qualquer natureza ou categoria, capazes de permitir a formulação e o encaminhamento de problemas históricos (e por problemas históricos se deveriam entender aquelas propostas de articulação de fenômenos que permitem conhecer a estruturação, funcionamento e, sobretudo, a mudança de uma sociedade) (MENEZES, 1992, pp. 4-5).  

Devemos pensar nos museus como locais ativos do saber, para isso, deve-se diversificar as exposições e promover atividades de extensão, ou seja, realizar seminários, colóquios, concursos e revistas científicas, atraindo dessa forma, um maior número de visitantes e pesquisadores para seu espaço. 

Nas próximas aulas poderemos melhor visualizar a importância dos profissionais ligados a essa área e suas metodologias de trabalho ligado à pesquisa e a educação. Todavia, abordaremos primeiramente o surgimento dos museus históricos, sobretudo no século XIX, e sua importância na construção de um ideal de nação, usando a história para legitimar o presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com