TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Música e História do Século XX

Por:   •  3/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS

DOCENTE: Ana Guiomar

DISCENTE: Jorge Fellipe Ferreira de Araújo dos Santos

DISCIPLINA: Música e História 3

Atividade: SÉCULO XX

Com base no texto SÉCULO XX TONALIDADE FUNCIONAL E NOVAS

NECESSIDADES (Ver no Mural), responder às seguintes perguntas:

1) Explanar sobre o que significa tonalidade.

Baseia-se numa escala, essa escala consiste em estabilidade e instabilidade, a partir de certos graus a estabilidade seria o repouso em que uma frase musical termina e se resolve, e a instabilidade ocorre através de graus dissonantes. Tudo isso gera uma expectativa no ouvinte, que é distinção e não distinção.

2) Romper com a Tonalidade envolveu quais procedimentos?

Novas formas de expressão e estética na música, como: grandes saltos nos intervalos, maior uso de dissonâncias, tensão constante em que começando pela tônica, quanto mais você se afasta dela, cria tensão e nos dá uma sensação maior de querer voltar à tônica e gerar repouso, melodia sem fim gerada pela modulação, buscamos a estabilidade para voltar ao tom inicial, não direcional, “quando nenhuma transformação, por qualquer que seja, chamar à atenção do ouvinte. fazendo com que o resultado da escuta desta obra seja estático, imóvel, fixo.” Menezes 2002, p. 30, novas qualidades acústicas e possibilidades eletroacústicas como microfones, alto-falantes, caixas, retorno, etc.

3) Para Umberto Eco quais os significados e necessidades de uma arte do século XX?

A arte contemporânea abriu um caminho que, de certa forma, desfez os hábitos de organização e ordem vigentes antes do século XX. Para Umberto Eco essas necessidades da arte do século XX, seriam: ampliar nossas mentes para permitir novas interpretações, não apenas tudo deve ser coerente, ou possivelmente lógico, como diz, essa lógica vem das intenções originais daqueles que criaram e pensaram na obra, e da nossa capacidade de compreender e apreciar esta arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com