TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NATFA Pesquisa

Por:   •  26/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

NATFA

Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, estabelecido entre o Canada, Estados Unidos e o México,  onde os três países se fortalecem através de negociações comerciais, com objetivo de ampliar produção, diminuir custos e aumentar mercado dos consumidores, Estados Unidos assina acordo com o Canada em 1991, após assina acordo com o México em 1992, entrando em funcionamento em 1994 o NATFA, com objetivo de que caiam as barreiras alfandegárias, diminuindo impostos de produtos e serviços entre os países membros formando uma zona de livre comércio e aumentando os negócios entre países associados.

Hoje um dos mais importantes do mundo com um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 10,3 trilhões de dólares.

Uma parte da população e do governo protestam determinadas cláusulas do tratado e a vantagem dos envolvidos. Setores do México onde a economia é mais fraca, no caso das uniões dos trabalhadores que reclamavam pela perda de influências que existiam nos centros urbanos, e os fazendeiros reclamavam pela coação que os Estados Unidos fazem em relação aos valores dos produtos agrícolas.

O Canadá também teve problemas o NAFTA, especialmente depois dos Estados Unidos se recusarem a cumprir cláusulas do tratado no que diz respeito às medidas para proteção de empresas que praticam dumping, (prática de colocar no mercado produtos abaixo do custo com o intuito de eliminar a concorrência e aumentar as quotas de mercado), e também pela taxa de contervailing, (pagamento extra que o governo exige sobre bens de importadores como proteção ao produto nacional).

A NAFTA é vista como um bloco econômico e possível para crescer e competir de forma igualitária com os outros Blocos Econômicos como a União Européia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com