TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nacionalismo na Era Vargas

Por:   •  28/8/2017  •  Abstract  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  9.089 Visualizações

Página 1 de 2

NACIONALISMO NA ERA VARGAS

Significado: Nacionalismo é um movimento que valoriza o país, sua cultura, sua diversidade e seu povo.

Getúlio Vargas esteve na presidência da República, de 1930 a 1954 e nesse período houve o desenvolvimento de um projeto de nação para o Brasil. A economia brasileira, até então, era sinônimo de economia cafeeira, baseada num único produto, o que gerava enorme dependência do país à exportação do café. Vargas, defensor do nacionalismo econômico, considerava que o capital estrangeiro estava associado a interesses que poderiam ser incompatíveis com os interesses nacionais, criando uma situação de dependência que considerava ruim para o progresso do país. Na época em que esteve no governo Vargas deu maior ênfase ao desenvolvimento do ensino profissionalizante e à consolidação do Estado nacional (quando existe um governo centralizado nos interesses da nação). Vargas defendia um projeto baseado no nacionalismo econômico e o Estado Novo (que foi um dos períodos do governo de Vargas) trouxe a consolidação do estado nacional e, dentro do projeto industrializante, vieram as leis trabalhistas e a criação de estatais como a Petrobras, a Vale do Rio Doce (maior produtora de minério do Brasil) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) (foram privatizadas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso).

O nacionalismo de Vargas teve efeito na educação também, houve a criação de um projeto de nacionalização que se tornou bem visível através da implementação de um currículo e de uma ação docente implementadora de abrasileiramento, buscando elaborar um patriotismo principalmente em estudantes imigrantes ou descendentes. Em nome do novo projeto foram impostas transformações profundas na educação particularmente nas escolas primarias originadas nas antigas escolas alemãs.

No tempo em que Vargas esteve à frente do país, observamos que o rádio era o mais importante meio de comunicação existente. Além de diferentes ritmos musicais, o rádio também era muito utilizado na divulgação de notícias e também contava com a encenação de novelas que eram acompanhadas por milhares de pessoas. O samba era o gênero musical mais prestigiado pela população brasileira, que esperava atentamente o lançamento das marchinhas que deveriam fazer grande sucesso durante o carnaval. Nessa época, o carnaval deixava de ser uma manifestação cultural espontânea e informal para, aos poucos, transformar-se em um evento competitivo. No campo da literatura, observamos que vários dos nossos autores se concentravam em pensar a identidade do povo brasileiro. Os escritores de destaque dessa época enxergavam o Brasil como uma nação composta por diferentes indivíduos e costumes. Por essa razão, a literatura se concentrou na chamada literatura regionalista, que tentava criar personagens e histórias ocorridas em regiões específicas do território brasileiro. Apesar de todas essas manifestações artísticas de grande riqueza, devemos nos lembrar de que o governo Vargas também limitou a liberdade dos artistas dessa época. Entre os anos de 1937 e 1945, o governo de Vargas proibiu a divulgação e a publicação de qualquer tipo de notícia ou manifestação artística que quisesse criticar o seu governo.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com