TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esportes e nacionalismos – Os clubes paulistas na Era Vargas.

Por:   •  21/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

G8 – Esportes e nacionalismos – os clubes paulistas na Era Vargas.

Daniel Sbrighi Garcia n°07 9E

Luis Henrique Chiba n°28 9E

Pedro Barbosa Romaro n°30 9E

Victor Naves Pedroso n°37 9E

  • O Palmeiras e o Cruzeiro, são dois times de futebol que foram obrigados a mudar de nome durante a Era Vargas. Sendo que o Palmeiras assim como o Cruzeiro, no passado, tinha o nome de Palestra Itália.
  • O motivo pelo qual ambos os times tiveram que mudar seu nome, é devido à Segunda Guerra Mundial. Quando o Brasil declarou guerra ao Eixo, o governo de Getúlio Vargas proibiu e, consequentemente, determinou as mudanças de nomes que fizessem menção direta ou indireta à Itália, à Alemanha e ao Japão. Por isso um dos Palestra Itália se tornou Sociedade Esportiva Palmeiras, e o outro se tornou o Cruzeiro Esporte Clube. Esse episódio é chamado de Arrancada Heroica.
  • Ambos os times foram fundados por imigrantes italianos, portanto a grande maioria dos torcedores era descendentes de italianos. A presença da colônia era massiva e colaborava para o desenvolvimento das maiores cidades do Brasil – sobretudo trabalhando nas indústrias, ou seja, os torcedores eram basicamente operários.
  • A bandeira de ambos os times, no passado tinham as cores verde, vermelho e branco; as cores da bandeira da Itália. Porém, assim como o nome teve que mudar, a bandeira também.

                      [pic 6][pic 7][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

  • A relação do Palestra Itália com o governo ditatorial da Era Vargas era extremamente tensa, devido ao seu nome, eles eram considerados até mesmo inimigos do país. Em março de 1942, tentando evitar complicações, o time Palestra Itália se torna Palestra de São Paulo. Porém estas modificações não foram suficientes, já que a palavra “palestra” tem origem grega, e fazia referência à Itália. Ou seja, a pressão sobre este time era intensa. Em 14 de setembro de 1942 o Palestra Itália se torna Palmeiras. E em 7 de outubro de 1942, o Palestra Itália de Minas Gerais, se tornou Cruzeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (201.6 Kb)   docx (144.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com