TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Adam Smith

Por:   •  11/11/2021  •  Bibliografia  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

Adam Smith

É considerado o pai da economia moderna.

Adam Smith foi um filósofo e economista britânico que nasceu na Escócia.

Adam Smith nasceu em uma pequena cidade portuária escocesa a cidade de Kirkcaldy no ano de 1723.

Filho de Margaret Douglas e Adam Smith que foi promotor de Justiça Militar e superintendente fiscal da Alfândega de Kirkcaldy. Seu pai faleceu pouco tempo depois de seu nascimento.

Aos quatro anos Smith foi raptado por ciganos, mas rapidamente foi resgatado.

Em 1737 aos 14 anos, ingressou no curso de Filosofia na Universidade de Glasgow. formou-se em 1740, no mesmo ano recebeu uma bolsa para estudar no “Balliol College”, da Universidade de Oxford.

Passou muitos anos de sua vida voltado para a vida acadêmica. Na Universidade de Glasgow, deu aulas de filosofia e retórica aos 27 anos foi nomeado professor da Cátedra de Lógica no ano seguinte foi nomeado docente da Cátedra de Filosofia Moral. No ano de 1749 conhece David Hume que veio a se tornar um de seus principais amigos. Em 1758 se tornou o reitor da universidade.

De 1763 a 1766 tutor do duque de Buccleuch e viajou pela França e Suíça. Durante esse período teve contato com grandes pensadores como Voltaire.

Em 1777, assim como o seu pai inspetor de alfândega.

Adam Smith faleceu no dia 17 de julho de 1790 em Edimburgo. Sem filhos ou esposa. Sua vida privada era muito discreta e faleceu poucos anos após a morte de sua mãe.

Teoria dos Sentimentos Morais (1759)

O título completo da obra: Teoria dos Sentimentos Morais ou Ensaio para uma análise dos princípios pelos quais os homens naturalmente julgam a conduta e o caráter, primeiro de seus próximos, depois de si mesmos.

Primeira obra de Adam Smith foi publicada na cidade de Londres em agosto de 1759.

O autor fazer grandes revisões do livro até à sua morte.

Apesar de A Riqueza das Nações ser considerada como a obra mais influente de Smith, acredita-se para Smith A Teoria dos Sentimentos Morais é uma obra superior.

Teoria dos Sentimentos Morais fez sucesso com o autor vivo e foi traduzido para diversos idiomas.

No livro Adam Smith analisa o pensamento moral, ele sugere que a consciência se manifesta a partir das relações sociais. O filosofo explica a origem da capacidade da humanidade em formar juízos morais, a despeito da tendência natural dos homens ao egoísmo.

Smith coloca empatia como a base de sua teoria para ele o ato de imaginar-se no lugar dos outros torna as pessoas conscientes de si e da moralidade de seu comportamento.

O autor pontua que os indivíduos buscam a aprovação através da imaginação como "observador imparcial" em que o indivíduo busca observar a sua própria ação de um ponto de vista imparcial e assim julgá-la moralmente.

A Teoria dos Sentimentos Morais foca em situações em que a moralidade do homem é capaz de desempenhar um papel dominante entre as relações de troca.

No livro ele retrata quatro etapas para avaliar o sentimento

1.  A simpatia gerada pelo individuo agente.

2. Observar se nos participamos do sentimento dos que recebem o benefício ou o prejuízo da ação do agente;

3. Avaliamos se essa conduta obedece às regras gerais;

4. A conduta tende a promover a felicidade do indivíduo.

Para Adam a forma de alcançar a grandeza é manter a ordem de coisas que a natureza indicou, ou seja, é tentar manter com que o que é natural do ser humano, a busca da felicidade se concretize.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com