TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Holocausto

Por:   •  8/12/2022  •  Artigo  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 7

Holocausto: Uma abordagem para a sala de aula

Samantha Pereira Monteiro

RESUMO

O presente artigo analisa a formação da Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, levando em conta a formação dos educadores para ensinar sobre o tema dentro de sala de aula. A Segunda Guerra Mundial e o Holocausto são um tema que pode inspirar os alunos a pensar criticamente sobre o passado e sobre seus próprios papéis e responsabilidades na atualidade. O presente artigo tem como objetivo ajudar o docente a desenvolver sua abordagem em sala de aula, levando em conta que o assunto abordado cria uma oportunidade para estimular o pensamento crítico, a consciência social e o desenvolvimento pessoal.

Palavras – Chave: Segunda Guerra Mundial, Holocausto, Educação;

INTRODUÇÃO

A Segunda Guerra Mundial teve início com a invasão da Polônia pela Alemanha, no dia 1 de Setembro de 1939, o governo de Hitler tinha em mente a criação de um império amplo, e a expansão germânica no leste europeu, “o objetivo de Hitler ao invadir a Polônia não era apenas recuperar os territórios perdidos em 1918, mas sujeitar ao país ao jugo alemão” (MARTIN,Gilbert 2014,p.6.) Hitler tinha como objetivo sub jugar a Polônia, muitos civis foram assassinados, e judeus foram massacrados, essa invasão já mostrou a tamanha crueldade da Guerra que se expandiu rápido, e que o massacre dos judeus, conhecido como holocausto, seria parte da conquista alemã, como diz Gilbert Martin a “Segunda Guerra Mundial foi um dos conflitos mais devastadores da história da humanidade”. O Holocausto foi a perseguição e extermínio sistemático de cerca de seis milhões de judeus, apoiado pelos nazistas.

Há aqui o interesse de compreender melhor sobre o impacto da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, e a relevância de ensinar sobre esse assunto em sala de aula para motivar os discentes a refletir sobre questões morais, políticas e sociais levantadas pelo Holocausto, sendo assim é necessário entender o que foi o Holocausto, para entender como e porque ensinar sobre esse tema.

  1. O Que Foi o Holocausto?

Em 1933, os nazistas chegaram ao poder na Alemanha, os alemães comandados por Hitler, acreditavam que eram “racialmente superiores”. Hitler em seu livro “Minha Luta” conseguiu levar tal pensamento ao extremo ao conceitualizar a Raça Ariana., então movidos por esses pensamentos, que tinha grande influência do Darwinismo Social, os nazistas perseguiram e assassinaram grupos considerados racialmente inferiores, como ciganos, deficientes físicos e mentais, eslavos, comunistas, testemunhas de jeová, homossexuais, e judeus, a perseguição aos judeus é chamada de Holocausto.

O termo Holocausto é a perseguição sistematizada de judeus, foi um acontecimento genocida especifico no século XX, a nível europeu, que destruiu comunidades, culturas com séculos de desenvolvimento, indivíduos e famílias, o pico de perseguição e assassinatos ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. Como diz Yad Vashem, “os judeus não foram as únicas vitimas do regime de Hitler, mas foram o único grupo que os nazis procuraram destruir na sua totalidade”.

Em 1933, a população judaica que estava na Europa era de mais de 9 milhões de pessoas, esses judeus habitavam em países que foram invadidos pela Alemanha Nazista, os nazistas criaram campos de concentração para deter seus oponentes políticos e ideológicos, durante a guerra eles prenderam um número grande de judeus, ciganos e outras vítimas nos campos.

Os nazistas também criaram guetos, campos de transição e campos de trabalho escravo para os judeus, pois facilitaria a deportação, monitoração e concentração da população judaica, os nazistas, assassinaram mais de um milhão de homens, mulheres e crianças judias, além de outras centenas de milhares de pessoas de outras etnias.

Entre 1941 e 1944, as autoridades nazistas alemãs deportaram milhões de judeus da Alemanha, dos territórios ocupados e dos países aliados ao Eixo para guetos e campos de extermínio, muitas vezes chamados de centros de extermínio, onde eram mortos nas instalações de gás criadas para cumprir esta finalidade.

Nos últimos meses da guerra, guardas das SS moveram os detentos do acampamento de trem ou em marchas forçadas, muitas vezes chamados de "marchas da morte", em uma tentativa de impedir a libertação aliada de um grande número de prisioneiros.

À medida que as forças aliadas se moviam pela Europa eles começaram a encontrar e libertar prisioneiros do campo de concentração, bem como prisioneiros a caminho por marcha forçada de um campo para outro.

O fim da Segunda Guerra Mundial se deu no dia 7 de maio de 1945, quando as forças armadas se renderam aos aliados, após o Holocausto cerca de 250.000 sobreviventes judeus encontraram abrigo em campos de deslocados que eram administrados pelos aliados, entre 1948 e 1951 a maioria dos judeus imigrou para Israel, EUA e outras nações fora da Europa.

  1. Porque é Relevante Ensinar sobre o Holocausto?

O ensino sobre o Holocausto ajuda a inspirar e estimular o pensamento crítico do discente, a consciência social e também o crescimento pessoal. Esse acontecimento foi determinante na história mundial, e mesmo ocorrendo no contexto da Segunda Guerra Mundial ainda reflete na realidade contemporânea, e ultrapassou limites geográficos o que afetou todos os segmentos das sociedades.

O ensino e aprendizagem sobre o Holocausto pode ajudar na prevenção de genocídios e atrocidades em massa, pois o genocídio não é um acontecimento espontâneo ou inevitável, trabalhar este assunto em sala de aula contribuem para que os alunos desenvolvam uma visão critica e compreensiva dos mecanismos e processos que conduzem ao genocídio, de modo a prevenir violações dos Direitos Humanos passiveis de virarem atrocidades. O historiador Yehada Bauer diz “Em última instância educar sobre o Holocausto significa afastar a humanidade o mais longe possível dessa forma extrema de assassinato em massa”.

O estudo do Holocausto ajuda o docente a refletir em sala de aula sobre as responsabilidades politicas e importância do Estado de direito e das instituições democráticas, já que o assunto levanta questões sobre o uso e abuso do poder politico para fins violentos a nível nacional e internacional. O estudo sobre o holocausto também ajuda o aluno a compreender os papeis e responsabilidades do Estado e da sociedade como um todo diante das crescentes violações dos direitos humanos, ajuda o discente a entender que não pode se omitir enquanto outros estão sendo brutalmente oprimidos por ações do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com